Vodafone Portugal: pagamos mais por 1 GB que 50 GB em Espanha

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O mercado das telecomunicações em Portugal configura uma realidade distinta do padrão europeu, ou numa escala mais próxima e de fácil comparação, do observável em Espanha.

Dito isto, é sem grande surpresa que constatamos discrepâncias de arrepiar entre os preços praticados pela Vodafone Portugal e pela Vodafone Espanha.

O nosso país apresenta preços consideravelmente superiores à média europeia em vários produtos e serviços prestados pelas principais operadoras como a MEO, NOS e Vodafone Portugal.

1 GB de dados em Portugal custam mais que 50 GB em Espanha na Vodafone

Portanto, quando fomos alertados para o facto de 1 GB em Portugal ser mais caro - objetivamente - que 50 GB em Espanha, estaria a mentir se me dissesse surpreso perante tal afirmação.

Vodafone Portugal

A temática foi recentemente levantada na rede social Twitter onde se expôs, lado a lado, os preços praticados na Península Ibérica. A questão é simples, porque é que 1 GB de dados móveis é mais caro em Portugal que 50 GB em Espanha?

As alegações são ousadas, mas certo é que encontram correspondência com a verdade. Em causa estão os preços praticados para serviços similares, ou literalmente idênticos para particulares.

Senão vejamos.

Vodafone Espanha
Preços praticados atualmente pela Vodafone em Espanha.

Esta é a realidade praticada no país vizinho de Espanha.

Em contraponto, no nosso país temos uma oferta de serviços de comunicações mais caras e menos vantajosas.

Vodafone Espanha
Preços praticados atualmente pela Vodafone em Espanha.

Espanha e Portugal com preços e condições díspares na Vodafone

Atentemos agora nos preços, para serviços equivalentes, praticados em Portugal:

Vodafone Portugal
Preços praticados atualmente pela Vodafone em Portugal.

Ainda que a operadora atribua esta diferença às caraterísticas próprias de cada mercado, tal não invalida o facto objetivo de as discrepâncias de valores e condições serem manifestamente gritantes.

Vodafone Portugal
Preços praticados atualmente pela Vodafone em Portugal.

A propósito, em declarações ao Notícias ao Minuto, a operadora nacional já veio responder a estas comparações:

"Cada um dos 20 países em que a Vodafone opera diretamente tem características próprias, que influenciam a definição de preços aos seus clientes nacionais, nomeadamente as resultantes de fatores externos e da própria escala de cada operador / país."

"Acresce referir que as ofertas são dinâmicas e complexas pelo que as comparações de preços entre mercados carecem de uma análise rigorosa – nomeadamente excluindo fatores temporários de redução de preços, avaliando a totalidade das características dos tarifários, a representatividade dos mesmos no mercado em causa, entre outras."

Economia de escala entre as justificativas alegadas pela Vodafone Portugal

Em resposta à publicação supracitada, a operadora apontou, numa resposta manifestamente vaga, um fator particularmente atendível, a economia de escala. Uma vez que o mercado nacional é consideravelmente menor que o de Espanha, o custo repartido pelos consumidores portugueses é maior.

Ainda assim, e apesar de reconhecer a validade de tal justificação prática, certo é a discrepância ser enorme. Pior ainda, se a Vodafone serviu aqui de estudo de caso, nas demais operadoras nacionais os valores são idênticos, senão iguais.

1GB de dados em Portugal custava mais 45% acima da média na Europa em 2020

Os preços das telecomunicações em Portugal estavam 45% acima da média europeia. Estas foram as conclusões apontadas no estudo da “Worldwide mobile data pricing 2020”, divulgado então pela ANACOM.

Pasme-se, pois mais caro que em Portugal só no Chipre, a Grécia, a República Checa e Hungria.

Em suma, esta é uma das áreas em que o consumidor nacional está efetiva e objetivamente a perder face aos demais valores praticados no espaço comunitário europeu. Falta-nos competitividade de mercado.

Urge, pois, a ANACOM exercer a sua autoridade de regulador nacional, cabendo também à União Europeia uma supervisão supra-estatal.

Alguma explicação por que é que 1GB de dados móveis é mais caro que 50GB em Espanha @VodafonePT? pic.twitter.com/YggiX0hiHp

— Bruno B. (@brunomb86) 7 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.