Discord integra ChatGPT no Clyde, o seu incrivelmente útil Bot

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicação instantânea Discord acaba de reforçar as valências dos automatismos disponíveis para os respetivos utilizadores. Fá-lo, mais concretamente, ao estabelecer uma parceria com a empresa OpenAI, a responsável pelo ChatGPT.

Esta colaboração permitirá que o machine learning seja aplicado em diversas frentes, visando dar mais ferramentas aos utilizadores e sobretudo aos administradores de canais no Discord. Em particular, o público poderá experimentar e contribuir para o desenvolvimento e crescimento do Clyde, o Bot nativo do Discord.

Clyde, o bot nativo do Discord fica mais poderoso com a Inteligência Artificial

Discord Chat GPT

O Clyde é uma das ferramentas mais úteis do Discord. Na prática, avisa os utilizadores de erros que ocorram e responde a comandos slash que estes introduzam. Ademais, já possui algumas capacidades de conversação relativamente fluída.

Porém, agora que este mesmo Clyde recebe os trunfos da OpenAI com o "cérebro" do ChatGPT, as suas capacidades serão exponencialmente superiores. Segundo os responsáveis da plataforma, com este passo o Clyde conseguirá providenciar muito mais informação útil para quem usa o Discord.

Por exemplo, o Clyde poderá substituir-se ao Google na pesquisa de diversa informação. Pesquisas como "qual é a hora local numa zona diferente", uma consulta comum antes de se enviar uma mensagem a um determinado utilizador.

Administradores do Discord terão a opção de desativar o Clyde com ChatGPT

ChatGPT Bot Clyde

O controlo ficará entregue aos administradores que poderão desativar o robot de conversação caso não pretendam usar as suas valências nos respetivos servidores. Nessa instância, não será partilhada informação e dados com os algoritmos de machine learning da OpenAI, pelo que a privacidade permanecerá resguardada.

Importa notar que o Discord está também a introduzir, gradualmente, uma nova funcionalidade que ajudará qualquer utilizador. Em causa estão os Sumários das Conversas ou Conversation Summaries que nos darão uma pré-visualização das conversas que possamos ter perdido durante o tempo em que estivemos ausentes da plataforma.

Em suma, temos não só a integração da Inteligência Artificial do ChatGPT no bot Clyde, como também esta nova súmula das conversas não lidas.

Por fim, o Discord acredita que ambas as novidades ajudarão os utilizadores a tirar mais partido das capacidades da plataforma e a dedicar mais tempo aos seus amigos, colegas ou companheiros de jogo, por exemplo.

When it comes to sharing AI experiences with your friends, there's no place like Discord. Today, we’re introducing new AI experiments, including an AI chatbot named Clyde, AutoMod AI, and Conversation Summaries, and launching an AI Incubator. Learn more: https://t.co/YkF4hTvKLK pic.twitter.com/3ZVfZnY4Cg

— Discord (@discord) 9 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.