Vodafone e MEO arrasam a NOS em testes de velocidade de internet fixa

Filipe Alves
Comentar

As nossas sondagens tem sido favoráveis à Vodafone e à MEO face a NOS. Hoje os testes de velocidade da "Perf" confirmam a razão pela qual dos clientes destes dois operadores estarem mais satisfeitos que os da NOS.

De acordo com os resultados dos testes de velocidade do primeiro semestre do ano (1 janeiro a 31 de junho de 2019), a Vodafone, a par da MEO foram os operadores que mais velocidade de internet ofereceram aos portugueses. Tanto de download como de upload.

Vodafone, MEO e NOS

Infelizmente a NOS ficou consideravelmente abaixo dos concorrentes. Enquanto que a Vodafone atingiu uma média de 82.92Mb/s e a MEO de 78.82Mb/s a NOS conseguiu uns meros 60.77Mb/s.

Tabela de resultados dos testes de velocidade da internet

Tabela Perf Vodafone, MEO e NOS

O mesmo se pode perceber nas velocidades de upload onde a Vodafone ganha por grande escala com 61Mb/s. Já a MEO conseguiu uma média de 49.57Mb/s e a NOS apenas 20Mb/s. Simplesmente inacreditável a discrepância de velocidades neste aspeto.

O maior problema da NOS

O problema da NOS é a forma como a "fibra" é instalada. Ou seja, enquanto que a fibra da MEO e da NOS vão até ao router do cliente o da NOS vai até à "caixa base" e depois distribuída por cabo. Ou seja, a qualidade nunca é a mesma.

Já se falou no passado que a NOS iria mudar a forma de como a sua instalação é feita e que iria passar a construir as suas redes como a Vodafone e a MEO, porém, até então, nada mudou.

Vodafone e MEO estão em grande destaque

Por sua vez, a concorrência pelo número 1 é cada vez maior. A Vodafone chegou bem ao mercado português com preços apelativos e velocidades impensáveis. Todavia, a MEO rapidamente percebeu que esse era um serviço que não podiam ignorar. Esta guerra entre as operadoras é perfeita para que os clientes tenham um melhor serviço. Esperemos que continue assim por muitos mais anos.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.