Vodafone ajuda a ligar Portugal ao maior sistema de cabos submarinos do mundo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Portugal deu mais um passo no caminho da inovação e conectividade global com a amarração do 2Africa, o maior sistema de cabos submarinos do mundo, em Carcavelos. Este projeto é suportado pela Vodafone em território nacional.

O 2Africa é uma infraestrutura de última geração que promete revolucionar a conectividade entre continentes. Este liga diretamente 33 países através de 45 mil quilómetros de cabo submarino. Estende os seus 'tentáculos' pela Europa, África e Ásia.

É fruto do investimento de um consórcio internacional composto por gigantes do setor como a Bayobab, Center3, China Mobile International, Meta (anteriormente conhecida como Facebook), Orange, Telecom Egypt, Vodafone Group, e WIOCC. A Alcatel Submarine Networks é a empresa encarregada do seu fabrico e instalação.

Engenheiros a segurar a bóia dourada no desembarque em Génova.
Engenheiros a segurar a bóia dourada no desembarque em Génova

A escolha de Carcavelos, um dos pontos de desembarque europeus, como porta de entrada em Portugal Continental, não é aleatória. Esta mostra a importância geográfica e estratégica de Portugal, um país que, pela sua localização privilegiada, se torna uma peça chave nesta teia de comunicações.

Internet de alta velocidade, videoconferência, até aplicações multimédia e computação em nuvem com o 2Africa

O 2Africa é uma infraestrutura pensada para responder ao crescente apetite por serviços digitais avançados. Desde internet de alta velocidade, videoconferência, até aplicações multimédia e computação em nuvem. O cabo de acesso aberto e neutro da Vodafone irá fornecer a capacidade adicional necessária para suportar o boom global na procura por telecomunicações na próxima década.

Paulino Corrêa, Chief Network Officer da Vodafone Portugal, destaca o significado deste marco: “A chegada a Portugal do cabo 2Africa (...) reforça a importância estratégica do País (...) para este tipo de infraestruturas fundamentais às comunicações nacionais e internacionais, potenciando a digitalização de empresas, instituições e clientes particulares.”

O 2Africa foi lançado em maio de 2020. Com a amarração do cabo em Carcavelos, e a sua ligação à estação de cabos submarinos da Altice, Portugal pode cimentar o seu lugar como um hub essencial nas redes de telecomunicações globais.

Podes saber mais informações no site do 2Africa.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.