Fiat tem um carro elétrico que é melhor que os Tesla para a cidade!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Em entrevista ao site britânico Auto Express, o presidente da Fiat — Olivier François — revelou que a procura pelo novo Fiat 500e pode "explodir" a qualquer momento. A grande explicação de François é muito simples, acreditando plenamente que este carro elétrico apresenta-se como um "Tesla para a cidade".

Considerando o que muitos utilizadores procuram num carro dedicado à condução em cidade, o presidente da Fiat acredita que o interesse pelo Fiat 500e neste segmento específico, poderá mesmo ultrapassar a procura por um carro elétrico da Tesla.

Presidente garante que o Fiat 500e não é um plano B, mas sim uma "obra-prima"

Durante a entrevista, Olivier fez questão de salientar que este Fiat 500e não se trata de um "plano B", onde utilizaram a plataforma utilizada no atual modelo do carro tradicional, realizando apenas algumas alterações para a conversão. Em vez disso, decidiram criar o carro a partir da estaca zero, de forma a garantir que conseguiam oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível.

Ainda que não tenham dados concretos sobre os níveis de procura de carros elétricos no futuro, o presidente da Fiat não tem dúvidas de que a procura por este tipo de carros vai "explodir" muito em breve. Obviamente que um dos grandes motivos são as várias regulações a ser implementadas por muitos países no centro das suas cidades.

Por isso mesmo, decidiram apostar numa versão 100% elétrica do seu popular Fiat 500, visto que este é o formato perfeito para quem procura o carro ideal para condução diária em cidade.

Detalhes técnicos do Fiat 500e

O Fiat 500e chega com uma bateria de 42 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de até 320 KM em WLTP e 400 KM em ciclo urbano. Um dos seus pontos de destaque será o suporte para carregamento rápido a 85 kW, onde a marca promete autonomia para até 50 KM com um carregamento de apenas 5 minutos. No que respeita à sua potência, a bateria consegue gerar uma potência equivalente a 117 cavalos.

Ainda que não tenha funcionalidades inteligentes ao nível dos carros da Tesla, o novo carro elétrico da Fiat vai oferecer aos seus condutores várias ferramentas muito interessantes.

Por exemplo, o CoPiloto Fiat vai conseguir reconhecer e interpretar sinais de trânsito, sugerindo uma velocidade adequada para a estrada em questão. Após a definição da velocidade e distância através dos controlos no volante, o carro vai manter a distância e velocidade constantes. Caso o carro que segue à tua frente abrande, o carro vai reduzir a velocidade de forma automática. Caso te depares com uma fila de trânsito, o carro vai também conseguir parar de forma automática.

Quando circulas acima dos 60 km/h, o Fiat 500e vai ativar automaticamente a funcionalidade de reconhecimento das linhas da estrada, mantendo o carro sempre alinhado no centro da sua via.

Fiat 500e em Portugal

Em Portugal, o novo 500e chega com o nome Fiat "la Prima" e ficará disponível por um preço que certamente poderia ser mais aliciante, €37,900. Ainda não está disponível para venda, mas se estiveres interessado já podes reservar o teu, através do pagamento de um depósito de €500.

O Fiat "la Prima" estará disponível em Cinzento Mineral, Verde Ocean e Azul Celestial.

Editores 4gnews recomendam:

  • 10 carros elétricos baratos à venda em Portugal em 2020
  • Elon Musk diz que Tesla Roadster chegará mais tarde que o previsto
  • Elon Musk promete mais uma funcionalidade peculiar para os carros da Tesla
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.