Vendas de smartphones diminuem na Europa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O mais recente relatório da Canalys revela a queda nas vendas de smartphones na Europa, ainda que haja previsões para que em 2024 a procura aumente.

Apple e Samsung continuam a liderar as vendas, mas a Xiaomi e a Motorola conseguem crescer num mercado em declínio.

Samsung supera Apple e lidera mercado de vendas na Europa

imagem de grupo do Samsung Galaxy S23+
A Samsung alterou a sua estratégia comercial ao concentrar o foco nas séries premium de smartphones Crédito@Samsung

Samsung e Apple enfrentaram desafios no terceiro trimestre de 2023 no mercado europeu, mas ainda assim a gigante sul-coreana conseguiu superar a rival norte-americana ao registar uma quota de mercado de 35%.

A Apple ocupa um honroso segundo lugar com 22% da quota de mercado. A chegada da série iPhone 15 com a entrada universal USB-C aumentou as vendas da empresa.

No entanto, ambas as marcas de smartphones tiveram de fazer frente a dificuldades criadas pelos retalhistas. Estes tentam reduzir o stock de modelos mais antigos das duas marcas, o que tem levado a uma queda nas vendas globais tanto da Samsung como da Apple.

A estratégia comercial da Samsung de alterar o foco da série A mais acessível para as séries premium Galaxy S e dos smartphones dobráveis começa a mostrar alguns sinais positivos, com os modelos de ecrã flexível a registarem um aumento de 3% nas suas vendas.

Ainda assim, a grande fatia de mercado europeu da Samsung continua a ser obtida através dos modelos de gama média da série Galaxy A que contam com boas especificações a um preço mais acessível.

Samsung abre caminho para crescimento da Xiaomi e Motorola na Europa

Mas a mudança de estratégia comercial da Samsung não tem apenas influenciado as vendas da marca sul-coreana. Esta alteração de foco abriu caminho ao crescimento da Xiaomi e Motorola na Europa.

A marca chinesa viu as suas vendas aumentarem nesta região, especialmente impulsionadas pela venda de modelos da série Redmi Note 12.

Já a Motorola conseguiu um aumento de 30% ano a ano com a generalidade dos seus modelos de gama média mais acessíveis.

Mas o relatório da Canalys tem boas notícias para as marcas de smartphones. De acordo com a empresa, no próximo ano o mercado vai crescer 4%, sobretudo devido à atualização dos equipamentos de gama média.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt