Preços dos VE não desce, ainda que baterias sejam mais baratas

Mónica Marques
Mónica Marques
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O mercado de veículos elétricos está em fase de crescimento, com o registo de matrícula destes modelos a superarem, pela primeira vez na Europa, o dos carros a diesel.

Mas ainda que o preço das baterias de iões de lítio, o coração dos VE, tenha descido significativamente, o custo destes carros continua elevado. Vamos saber a razão para tal acontecer.

Produção de um veículo elétrico exige um capital avultado

imagem de veículos elétricos a carregar a bateria
Na Europa, o registo de matrículas de veículos elétricos tem vindo a aumentar Crédito@Joenomiasmennodejong/Pixabay

A razão principal para o custo dos veículos elétricos se manter elevado é que a produção destes modelos exige um capital avultado. Mesmo com matérias-primas, como é o caso das baterias de iões de lítio terem visto o seu preço a descer a pique, a linha de produção de um veículo elétrico implica custos ainda bastante grandes para as empresas.

Por outro lado, o mercado não evoluiu tanto quanto se esperava. Apesar de o mercado de veículos elétricos estar numa tendência de crescimento, este regista um ritmo lento para os custos. Como tal, as marcas não podem (ainda) baixar os preços dos modelos mais amigos do ambiente.

Por último, mas não menos importante, algumas marcas, como a General Motors e Ford, foram confrontadas com atrasos no lançamento dos seus modelos elétricos devido à necessidade de melhorias tecnológicas.

Este é um problema que a maior parte das marcas enfrenta, visto que este é um mercado em constante evolução e altamente competitivo.

Existem indicadores de esperança para redução de preços dos VE

No entanto, há uma luz de esperança para os preços destes modelos descerem dos valores elevados.

Tudo porque, a América do Norte está a crescer rapidamente como centro de produção de baterias, um componente fundamental neste tipo de veículos.

Por outro lado, em 2023, o custo das baterias de iões de lítio caiu para um mínimo recorde de 139 dólares/kWh, aproximadamente 125 euros, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg New Energy Foundation.

Recorde-se que há uma década, o custo destas baterias situava-se nos 780 dólares/kWh, ou seja, algo como 710 euros.

Estes dados são indicadores de que este mercado pode, a médio prazo, registar uma descida de preços no produto final.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt