Novo padrão USB 3.2 traz velocidades de transferência de dados incríveis

Carlos Oliveira

Hoje em dia a entrada USB-C é cada vez mais popular. Aos poucos esta vem-se tornando um padrão nos smartphones. Por conseguinte, será uma questão de tempo até que o segmento da informática comece a olhar mais seriamente para a mesma.

Um novo passo dado nesse sentido é a introdução do novo padrão USB 3.2 Gen 2x2. Anunciado mais recentemente, este novo protocolo vem dobrar as velocidades para transferência de dados até agora registadas.

USB 3.2

Com efeito, graças a este novo padrão podemos atingir velocidades de até 20Gbps. É precisamente o dobro daquilo que se verificava até então com o USB 3.2 Gen 2. Sim, a nomenclatura pode ser algo complicada de interiorizar, mas vamos tentar esclarecer um pouco as coisas.

USB 3.2 Gen 2x2 chega com velocidades que podem chegar aos 20Gbps

Foi em julho de 2017 que ficamos a conhecer oficialmente o USB 3.2 Gen 1, com a promessa de velocidades de 5Gbps. Não muito tempo depois, em setembro do mesmo ano, chegou a segunda geração deste padrão com velocidades de até 10Gbps.

Agora, por ocasião do Mobile World Congress, temos o anúncio do USB 3.2 Gen 2x2. Em suma, o 2x2 significa a multiplicação das velocidades anteriormente disponível por dois. É dessa forma que chegamos ao padrão mais atual, com os tais 20Gbps.

Após este anuncio, espera-se que as primeiras motherboards compatíveis comecem a chegar ainda este ano. Será um primeiro passo dado no sentido da adoção deste novo padrão, sendo expectável que mais dispositivos venham a seguir o mesmo caminho.

Já no que respeita aos periféricos, espera-se que estes possam começar a chegar ao mercado aqui a um ano. Em primeiro lugar, temos de receber equipamentos compatíveis. Só posteriormente é que teremos os primeiros acessório com total compatibilidade com o USB 3.2 Gen 2x2.

Por fim, quero frisar que este novo padrão é apenas aplicável aos cabos USB-C. Já por várias vezes afirmamos que esta seria a interface do futuro, faltando então uma maior adesão da parte das construtoras de hardware.

Editores 4gnews recomendam:

Telemóveis Samsung e Huawei foram dos que mais aumentaram o preço

Android: Já podes ativar o Dark Mode no teu Google Chrome (beta)

A mais popular App de cópias de segurança foi removida da Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.