Usas o Facebook Messenger? Vais ficar ainda mais seguro com esta novidade!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook acabou de anunciar a implementação de uma medida de segurança na app de comunicação Facebook Messenger. Tratam-se de alertas que vão avisar o utilizador esteja a conversar com o que possa ser um perfil falso ou utilizador suspeito.

Este sistema visa proteger utilizadores de outros mal intencionados. Por exemplo, uma das funções para utilizadores abaixo dos 18 é receberem um alerta sempre que receberem mensagens de um adulto desconhecido ou alguém que não esteja na lista de amigos.

A rede social irá também fazer uso de um algoritmo de reconhecimento para identificar utilizadores mal intencionados. Como mostra o exemplo da imagem acima, um perfil falso que se esteja a fazer passar por alguém será facilmente identificado, pois o Messenger vai avisar a pessoa que está do outro lado.

"Esta conversa está a decorrer com alguém cujo nome é parecido com um dos teus amigos". Esta é a frase que aparece como alerta, quando um utilizador está a conversar com um perfil cujo nome e perfil correspondem a outro perfil na lista de amigos. Desta forma, o perfil falso pode ser facilmente identificado e bloqueado.

Apesar de todos os avanços nas palavras-passe, encriptação, verificação de dois passos e outras camadas, utilizadores mal intencionados ou mesmo criminosos continuam a proliferar nas redes sociais. A verdade é que os seus esquemas tornam-se cada vez mais elaborados.

O cibercrime é uma preocupação constante no nosso mundo dominado pela internet. Assim sendo, é preciso ter muito cuidado com quem falamos ou partilhamos informação na internet, mesmo quando a pessoa parece familiar.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp prepara-se para receber uma funcionalidade que vais adorar!
  • Huawei sem serviços Google? Esta é a derradeira solução!
  • Twitter continua a batalha contra o bullying online! Nova adição vai dar muito jeito
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.