União Europeia não irá banir a Huawei mas tomará devidas precauções

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório da Reuters indica que a UE irá ignorar os pedidos dos Estados Unidos para banir a Huawei de operar no continente. Contudo, certas medidas serão implementadas para manter a marca 'debaixo de olho'.

Assim sendo, a Comissão Europeia vai solicitar mais dados aos países da União Europeia. Este pedido é feito na sequência de riscos de segurança relacionados com o 5G.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Andrus Ansip, vai apresentar algumas recomendações para os países na próxima quinta-feira. Embora não sejam leis expressas, o seu peso político pode levar à implementação de legislações.

O estado da Huawei na União Europeia

Uma das recomendações de Ansip é que os países pertencentes partilhem informação e estudem o impacto na segurança em equipamentos 5G. Isto de forma a perceber o funcionamento das infraestruturas.

Estas recomendações marcam uma posição mais rígida em relação aos investimentos da China no continente. Visto que a China controla 70% do fornecimento global de materiais para construção de tecnologia, talvez seja um pouco tarde.

Seja como for, apesar de não seguirem os pedidos de expulsão dos Estados Unidos, a Huawei não vai exactamente estar livre de controlo na União Europeia.

A verdade é que estamos num estado demasiado avançado e expulsar a Huawei da Europa teria graves consequências para a indústria da tecnologia e telecomunicações.

Nesse sentido, a Comissão Europeia prefere deixar os países decidir individualmente e aconselhar a monitorização das implementações futuras de equipamentos 5G.

Fora da UE, a Huawei continua a tentar resolver a controvérsia da sua 'herdeira' Meng Wanzhou, que continua detida. Toda esta polémica se deve a suspeitas de espionagem pelo governo chinês.

Editores 4gnews recomenda:

  • 'Herdeira da Huawei' é fã incondicional da Apple!
  • Capas oficiais do Galaxy Fold terão preço bastante salgado
  • 10 Smartphones Android mais populares em Portugal comparados com outros países

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.