UE pode chegar a acordo para carregamento único USB-C e Apple terá de ceder

Mónica Marques
Comentar

Na próxima terça-feira, dia 7 de junho, os países da União Europeia devem finalmente chegar a acordo para a implementação de uma porta de carregamento única, baseada em USB-C, em todo o espaço europeu.

Apesar das críticas expressas desdeo primeiro momento, a Apple terá de ceder e abandonar a porta Lightning, pelo menos, nos países membros da União Europeia.

Carregamento único deve estar totalmente implementado até 2025

Carregamento smartphone
União Europeia pode finalmente avançar com carregamento único para dispositivos no espaço europeu Crédito@Stocksnap/Pixabay

A agência Reuters está a noticiar que na próxima terça-feira, 7 de junho, os países da UE e respetivos legisladores vão reunir-se para debater a proposta de carregamento único para smartphones, tablets e auscultadores.

De acordo com a agência de notícias, será nesta reunião que todos os membros da UE vão finalmente chegar a acordo para a implementação de uma porta única de carregamento, baseada no padrão USB Tipo-C.

Recorde-se que esta proposta surgiu há mais de uma década, depois de alguns utilizadores de Android e iOS terem mostrado desagrado por serem obrigados a utilizar carregadores diferentes para cada equipamentos eletrónico.

Parece que será nesta reunião que os países da UE vão, por fim, conseguir chegar a acordo nesta questão. Mas existem outras questões que dividem as opiniões dos vários países. A ideia inicial é que em 2025, o carregamento único esteja implementado na totalidade, mas nem todos os membros da UE concordam com esta data limite, estando a exigir um período mais longo devido a questões técnicas.

Carregamento único na UE não afeta apenas a Apple

Outra das questões que se coloca é se os laptops devem ser incluídos nesta lista para o carregamento único ou não. A serem abrangidos pela futura legislação, marcas como a Samsung e a Huawei podem ser tão afetadas, como a Apple será com os seus equipamentos móveis.

Aliás, desde o primeiro momento que a empresa de Cupertino tem sido uma das maiores vozes críticas a esta medida, alegando que irá originar mais lixo eletrónico. Ironicamente, a legislação europeia para o carregamento único pretende exatamente reduzir a produção deste tipo de lixo.

Mas se, no próximo dia 7 de junho, os países da União Europeia chegarem a acordo, a Apple terá de ceder e, no espaço europeu, terá de disponibilizar os seus equipamentos iOS com portas USB-C incluídas.

E parece que a empresa de Cupertino poderá até lançar os seus equipamentos com USB-C incluído antes do prazo limite previsto pela UE. Segundo alguns rumores, o iPhone 15, que deverá chegar em 2023, pode abandonar a porta Lightning para incluir uma porta USB Tipo-C.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.