Uber vai começar a gravar áudio das viagens

Bruno Coelho
1 comentário

De forma a assegurar a segurança de passageiros e condutores, a Uber vai em breve passar a gravar o áudio das viagens nos seus veículos. A informação foi descoberta pelo Washington Post e já foi confirmada pela própria Uber.

Neste momento, a empresa avança que vai testar a funcionalidade no México e no Brasil a partir do próximo mês. Só depois disso a levará para os Estados Unidos, e poderá estender a outros países.

Como vai funcionar

Em primeiro lugar, os condutores poderão ligar a funcionalidade para que esta grave todas as suas viagens. Os passageiros terão de a ativar na aplicação antes de entrarem no carro. No entanto, não se sabe se terá de ser ativada individualmente ou se fica por defeito.

Os condutores podem escolher submeter o áudio para o suporte ao cliente da Uber caso tenham algum problema. No entanto, esses áudios serão gravados caso haja a necessidade de reportar um problema mais tarde.

Condutores e passageiros não podem aceder às gravações

Como seria de esperar, estas gravações serão completamente encriptadas. Isto significa que tanto os condutores como os passageiros não terão acesso às gravações. Ainda assim, se pedidas, as gravações podem ser cedidas às autoridades.

A funcionalidade pretende trazer segurança ao serviço. Pelo menos 103 condutores da Uber foram já acusados de assediarem passageiros, daí que esta seja uma das preocupações principais da empresa.

Algo que deve ser tido em conta é que esta funcionalidade pode levantar problemas de privacidade. Tendo em conta que muitas vezes há vários passageiros envolvidos, a Uber terá de trabalhar para contornar os defeitos de uma funcionalidade que teoricamente vem para ajudar.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.