Uber: Carro de testes autónomo atinge fatalmente um pedestre

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Uber é uma das empresas que está a trabalhar na tecnologia autónoma de veículos. Em parceria com a Volvo e com a Ford, a empresa americana de aluguer de condutores privados, está aos poucos a desenvolver um produto que para muitos não passa de uma utopia.

Falo obviamente dos carros autónomos. A Uber não é a única a trabalhar neste tipo de projeto. A Google e a Tesla estão também oficialmente a desenvolver a sua tecnologia. Aliás, modelos da Tesla já estão a ser comercializados para o público com tais funcionalidades.

Vê ainda: Facebook cai fortemente na bolsa depois do caso de Cambridge Analytica

Mas até que ponto é que ter um carro autónomo é uma vantagem? Teoricamente a condução autónoma melhoraria a forma como os carros interagiam na via pública. Sem o conhecido "erro humano" na condução, estas empresas acreditam que a tecnologia pode ser uma maior valia para o futuro.

Porém, o dia chegou. O dia em que um carro autónomo infelizmente atropelou fatalmente um peão. As causas do acidente ainda estão a ser estudadas e ao que parece a senhora, que acabou por perder a vida no hospital, também teve a sua dose de culpa ao não ultrapassar a estrada numa passadeira.

Uber suspendeu o desenvolvimento do sistema autónomo até que sejam apuradas todas as causas do acidente

Mesmo assim, alega-se que o carro poderia ter feito algo. A questão sobre a segurança dos carros autónomos aumenta face a situação. Será que um condutor humano conseguiria evitar o acidente?

Na altura do acidente estava um condutor por trás do volante, contudo, não conseguiu interferir na situação. As razões ainda estão a ser estudadas ao pormenor e novas informações garantem que o veículo nem sequer reduziu a velocidade depois de detectar o peão.

A Uber suspendeu o desenvolvimento da tecnologia autónoma até que todos os factos sobre o acidente sejam revelados. Este foi o primeiro acidente fatal a envolver um carro autónomo e como seria de esperar está a criar ainda mais dúvidas face à segurança do sistema.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 mostra a sua durabilidade em novo teste

YouTube – Google trará novo recurso ao Windows 10 da Microsoft e não só

39 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Fonte 2

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.