Twitter vai ser implacável contra as teorias de conspiração do 5G e COVID-19

António Guimarães
Comentar

O Twitter está a atualizar as suas regras no que concerne a teorias de conspiração. A rede social irá remover publicações (tweets) que incentivem atividades relacionadas com a recente teoria de conspiração em que as torres de antenas 5G são transmissores do COVID-19, o novo coronavírus.

Mais especificamente, publicações que incitem as pessoas a tomar ação serão removidas. O anúncio foi feito, ironicamente, no próprio Twitter, onde a empresa afirma que estas teorias incentivam o vandalismo de torres e a desinformação sobre o COVID-19.

We have broadened our guidance on unverified claims that incite people to engage in harmful activity, could lead to the destruction or damage of critical 5G infrastructure, or could lead to widespread panic, social unrest, or large-scale disorder.

— Twitter Safety (@TwitterSafety) 22 de abril de 2020

Sendo o Twitter uma rede social com um poder bastante polarizante na sociedade e na política, esta é uma medida de alta importância. Adicionalmente, publicações que incitem ao pânico como falta de recursos e mantimentos estarão também sujeitas a remoção imediata na plataforma.

Conspiração do COVID-19 e 5G já causaram atos graves de vandalismo

Conforme avançou a Associated Press, foram registados 50 fogos no Reino Unido relacionados com atos de vandalismo. Os criminosos atuam sobre torres de antena e outros equipamentos de infraestruturas de telecomunicações. Os ataques ocorreram durante o mês de março.

Estamos numa época da sociedade onde a informação é de fácil acesso, seja verdadeira ou as "fake news". Assim sendo, é de extrema importância que redes sociais como Twitter e Facebook façam o possível para que incitações a violência ou vandalismo proliferem.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.