Twitter utilizou números de telemóvel de utilizadores para mostrar anúncios

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Twitter anunciou que dados de segurança como e-mails e números de telefone foram utilizados para mostrar anúncios personalizados. Os dados pertencentes a utilizadores tinham o propósito original de melhorar a segurança das contas, ironicamente.

A rede social do pássaro azul começou recentemente a sugerir a autenticação por dois factores ao seus utilizadores. Esta pede e-mail e um número de telefone de forma a que as contas possam ser mais seguras e tenham duas camadas de protecção: no caso de perda do e-mail, o utilizador pode recuperar a sua conta pelo número de telemóvel.

O Twitter afirma que a situação não foi intencional e que a falha já foi corrigida, não elaborando mais sobre o assunto. A rede social garante que os dados recolhidos a partir de 17 de setembro foram utilizados puramente para questões de segurança, conforme a intenção original.

Esta não é a primeira controvérsia de privacidade do Twitter

Em 2018, o Twitter pediu a todos os seus utilizadores (ativos e inativos), que totalizam 330 milhões, para modificarem as suas palavras-passe da rede social. Isto porque a empresa tinha descoberto um erro que guardava as palavras-passe em texto simples, em vez de as esconder com códigos aleatórios.

O caso mais caricato aconteceu o mês passado, onde o CEO do Twitter, Jack Dorsey, teve a sua conta temporariamente controlada por hackers. Os atacantes utilizaram a conta do CEO para fazer comentários raciais através do telemóvel. A função de publicação por SMS foi rapidamente removida da rede social pouco tempo após esse acontecimento. Afinal, não é só o Facebook que tem a sua dose de controvérsia relacionadas com a privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: alguns utilizadores começam a receber o Dark Mode! Vê as diferenças
  • Mensagens Android: nova versão traz melhorias e adição de EMOJI à caixa de texto (APK download)
  • Adeus stalkers! Instagram vai eliminar separador 'A seguir'
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.