Twiter vai adotar uma das melhores funcionalidades do WhatsApp

Carlos Oliveira
Comentar

Twitter e WhatsApp são duas plataformas bastante distintas, mas que em breve partilharão uma funcionalidade com inequívoco benefício para os utilizadores. Em causa está a tecnologia de encriptação de ponta a ponta em qualquer mensagem enviada.

Este parece ser o mais recente projeto da equipa do Twitter agora sob o comando do milionário Elon Musk. Ao que tudo indica, a encriptação das mensagens privadas nesta rede social poderá ser a sua próxima grande novidade.

Early prototype of Twitter’s upcoming end-to-end encrypted DMs “Encryption keys” screen: https://t.co/rcnd7h68lO pic.twitter.com/EMXSlI188j

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 16 de novembro de 2022

Encriptação de ponta a ponta nas mensagens privadas do Twitter em desenvolvimento

A pista para esta novidade foi deixada pela programadora Jane Manchun Wong. Esta encontrou várias linhas de código na aplicação do Twitter para Android que sugerem o desenvolvimento desta funcionalidade.

Referências como "chaves de encriptação" ou "chaves de conversação" foram os sinais de alerta encontrados por Wong na app do Twitter. Na sua descrição podemos inclusive ler: "Se corresponder ao número no telefone do destinatário, a criptografia de ponta a ponta é garantida".

Estes são claros sinais de que a encriptação de ponta a ponta é algo que está a ser desenvolvido pelos responsáveis pelo Twitter. Uma funcionalidade que garantirá a privacidade de todas as mensagens diretas trocadas entre os utilizadores desta rede social.

Tal como sucede no WhatsApp ou Signal, isto significa que apenas os intervenientes numa conversa poderão saber o teor da mesma. Nem mesmo os responsáveis pelo Twitter conseguirão ler corretamente as mensagens trocadas na plataforma.

Elon Musk quase confirma esta novidade

Perante estas descobertas, Jane Manchun Wong decidiu partilhá-las no Twitter e acabou por obter resposta do próprio Elon Musk. O agora dono da rede social respondeu com o emoji "piscar o olho".

Esta resposta é amplamente interpretada como uma confirmação de que esta funcionalidade está mesmo a chegar ao Twitter. Algo que faz todo o sentido depois de Musk ter elogiado o Signal por oferecer essa opção.

Relembro que este não é um projeto inédito no seio do Twitter. Em 2018 a rede social começara a desenvolver esta funcionalidade apelidando-a "conversas secretas".

Infelizmente, os responsáveis pelo Twitter abandonaram essa funcionalidade sem num terem explicado as razões. Agora, sob a batuta de Elon Musk, tudo indica que o projeto foi reavivado e que será finalmente uma realidade para todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.