Tudo o que sabemos sobre o iPhone 15

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Um dos lançamentos mais aguardados e relevantes de 2023 será, sem dúvida alguma, o da nova geração iPhone 15.

O sucesso dos modelos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, apesar de serem os mais caros assim como os mais avançados, contribuem também para que as expetativas aumentem sobre a nova geração. E são já muitos os rumores sobre o novo iPhone 15. Para acabar o ano em beleza, preparámos um resumo de tudo o que se sabe, até ao momento, sobre o próximo smartphone icónico da Apple.

Data de lançamento

iPhone 14 Pro Max
O iPhone 15 Ultra possivelmente vai ocupar o lugar do iPhone 14 Pro Max Crédito@Apple

O lançamento de uma nova geração do iPhone é sempre um dos acontecimentos mais aguardados do ano. Os meses que antecedem esse lançamento são também ricos em rumores com o que podemos esperar ver nos modelos, apesar de a Apple tentar a tudo o custo manter o segredo.

E até agora tem conseguido manter em segredo a data de lançamento do iPhone 15. Esta permanece desconhecida. Mas olhando para o histórico da empresa podemos supor que a nova geração será apresentada nas primeiras duas semanas de setembro.

É uma espécie de tradição da marca. A única exceção aconteceu com o iPhone 12, cujo lançamento foi adiado para outubro de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Quantos modelos terá o iPhone 15?

Esta é uma das questões mais pertinentes, neste momento. Sabemos que a Apple vai disponibilizar um modelo base e um modelo Pro do iPhone 15. Estes dois terminais são praticamente garantidos.

Alguns rumores indicam também que vai ser disponibilizado um modelo ainda mais avançado e premium que irá ocupar o lugar do modelo Pro Max. Várias fontes sugerem que a Apple vai seguir a mesma estratégia aplicada nos seus smartwatches e irá lançar um iPhone 15 Ultra. O conhecido analista Ming-Chi Kuo afirmou já que não vai existir um iPhone 15 Pro Max, mas antes este modelo Ultra.

A grande dúvida está no facto de a Apple ir avançar com um iPhone 15 Plus ou não. Neste momento, a empresa de Cupertino está a avaliar se irá comercializar este modelo, devido à fraca procura pelo iPhone 14 Plus.

Recorde-se que o iPhone 14 Plus foi a solução da Apple para resolver o fiasco de vendas do iPhone 13 mini. Mas parece que os utilizadores não estão interessados nem num modelo compacto, nem num modelo com ecrã maior, mas que tem falta de algumas atualizações presentes nos modelos Pro.

Atualizações das especificações

De acordo com vários rumores, mais uma vez, a Apple vai diferenciar os modelos Pro dos modelos base, integrando nos primeiros todas as novidades. Já os modelos base devem ser apenas atualizados com hardware mais recente.

As novidades começam desde logo no processador integrado. Será o A17 Bionic, proprietário da marca, e muito possivelmente será já baseado no processo de 3 nm da TSMC. Por essa razão, podemos esperar um desempenho bastante mais potente e uma melhor eficiência energética nos novos modelos iPhone 15 que integrem este chip.

Outra das novidades poderá ser a integração de um sensor telefoto periscópio. Na próxima geração, o smartphone Apple terá finalmente um zoom ótico de 10x, tal como o seu rival Samsung Galaxy S22 Ultra já tem.

Mas aqui há um pequeno senão. De acordo com várias fontes, apenas o modelo mais avançado do iPhone 15 – o para já conhecido como Ultra – iria integrar este atributo. De resto, não estão previstas alterações ao sensor primário de 48 megapixéis dos modelos Pro.

Quanto aos modelos base, não está ainda claro que possíveis alterações a Apple possa fazer na parte ótica. Certamente que nos próximos meses teremos mais informações sobre este ponto.

Parece que também será desta vez que a Apple cede e equipa o seu smartphone icónico com uma porta de carregamento universal USB. Mas igual a si própria a Apple poderá também aqui diferenciar os modelos avançados dos base.

Segundo alguns rumores, o iPhone 15 Pro e o 15 Ultra podem chegar equipados com USB 3.2 enquanto os modelos base apenas vão ter direito a USB 2.0.

Preços vão ser aumentados

É quase certo que os modelos do iPhone 15 vão ter um aumento de preço em relação à geração anterior. Este aumento é explicado pelos custos de energia, dos componentes, da inflação e da logística.

Na Europa, os preços devem ser ainda mais inflacionados por serem acrescentados os impostos. Segundo os analistas de mercado, os modelos Pro podem sofrer um aumento de preço entre os 9% e 18%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt