Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Trust GXT 259 Rudox review: um microfone que também é um mini-estúdio

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

Enquanto criador de conteúdo, é difícil encontrar um microfone que me encha totalmente as medidas. Parece que há sempre algo a apontar. Mas quando a Trust propôs testar o GXT 259 Rudox, posso dizer-te que fiquei bastante interessado.

É que este microfone promete uma qualidade de estúdio, e não chega sozinho. Vem com um generoso filtro de reflexão na caixa que podemos acoplar à base do microfone. Curioso? Vamos conhecê-lo melhor.

trust gxt 259 rudox

Características principais do Trust GXT 259 Rudox

  • Microfone de tipo condensador
  • Padrão de captura cardioid
  • Frequência de resposta de 18 Hz a 21000 Hz
  • Sensibilidade de 70 dB
  • Possibilidade de controlar balanço, volume dos headphones e silenciar
  • Cabo de 180 cm USB-A para USB-B
  • Peso total de 1710 g
  • Peso do microfone de 332 g

O que encontras na embalagem do Trust GXT 259 Rudox

A embalagem do Trust GXT 259 Rudox fornece-nos uma experiência que promete ser bastante completa. Além do microfone, cabo USB e guia do utilizador, encontras o já referido suporte metálico.

Mas mais importante que isso vem equipado com o referido filtro (é mais uma pequena parede) antirreflexão, uma aranha de suspensão para absorção de choque e ainda um filtro pop, para poderes falar perto deste sem problemas.

trust gxt 259 rudox

A minha opinião sobre o Trust GXT 259 Rudox

As características do Trust GXT 259 Rudox mostram que é um microfone direcionado para todos os que produzem conteúdo. Falamos não só de podcasts, mas também de narrações ou dobragens ou até se fores streamer.

Além da qualidade de som providenciada pelo microfone, o facto de ter um filtro antirreflexão generoso acoplado à base, faz com que tenhamos um som bem limpo e corpulento. Para pessoas que gravam áudio em espaços com algum eco, como é o meu caso, é um verdadeiro ‘game changer’.

trust gxt 259 rudox

Este é um microfone tipo condensador com padrão cardioid. Isto significa que para tirares melhor partido do mesmo, tens de falar para o mesmo de frente. Embora este consiga captar áudio decente mais afastado, é dessa forma que vais tirar melhor partido das suas potencialidades.

É possível monitorizar o áudio em tempo real do que estás a gravar, com recurso a uns headphones. E o melhor é que não tens qualquer tipo de latência, e podes alternar o balanço entre a tua voz e a dos outros com quem possas estar a falar.

trust gxt 259 rudox

Vem de origem equipado com um shockmount, o que realmente é de salutar. Este vai ajudar possíveis toques numa mesa, por exemplo, não sejam apanhados pelo microfone graças a esta ‘aranha’ que o rodeia.

Mas o grande pergaminho deste microfone é o filtro (ou vamos chamar-lhe uma mini-parede acústica) antirreflexão. Este dá um grande upgrade à tua qualidade de áudio, principalmente se como eu o utilizares numa sala com bastante eco.

trust gxt 259 rudox

E torna-se obrigatório falar da qualidade de construção de tudo o que encontras na caixa. Além do microfone, a sua base robusta e algo pesada tem uma qualidade que lhe confere não só robustez e nos dá uma sensação de durabilidade. E o mesmo se pode dizer do filtro antirreflexão.

Os únicos pontos que considero que podiam ser melhorados era a possibilidade de a entrada do microfone ser USB-C e não USB-C. Além disso, o filtro antirreflexão tem um tamanho generoso que exige espaço disponível, e que adaptes o teu setup ao mesmo. E há a notar que não temos qualquer botão para controlar o ganho de áudio do microfone

trust gxt 259 rudox

Exemplos de qualidade de áudio do Trust GXT 259 Rudox e comparações

Conclusão

Se procuras uma espécie de pequeno estúdio para ter em casa, este GXT 259 Rudox da Trust é provavelmente o microfone perfeito para ti. Além da qualidade de áudio, a sua base, shockmount e filtro antirreflexão vão ajudar-te a produzir áudio de grande qualidade, mesmo em situações menos adequadas.

É um microfone não só indicado para podcasts, como para narrações ou dobragens. A sua sensibilidade e áudio corpulento vão proporcionar-te gravações bastante aprazíveis. E podes ouvir-te enquanto gravas, sem qualquer tipo de latência.

trust gxt 259 rudox

Deves apenas ter em conta que este não oferece a possibilidade de controlar o ganho no próprio microfone. Além disso, ainda usa uma porta USB-B, que consideramos ser antiga para os padrões atuais.

Isso não afetou de todo a minha experiência no que à qualidade de áudio gravada diz respeito. Sinto que tenho um pequeno estúdio de gravação em casa, e se quiser usar apenas o microfone de forma independente também o posso fazer. Uma ótima opção para quem procura algo do género.

O Trust GXT 259 Rudox pode ser encontrado à venda na Amazon de Espanha por 118,22 € à data de escrita desta análise. No site oficial da Trust encontras todos os detalhes sobre o produto.

Trust GXT 259 Rudox
  • Microfone de tipo condensador
  • Padrão de captura cardioid
  • Frequência de resposta de 18 Hz a 21000 Hz
  • Sensibilidade de 70 dB
  • Possibilidade de controlar balanço, volume dos headphones e silenciar
  • Cabo de 180 cm USB-A para USB-B
  • Peso total de 1710 g
  • Peso do microfone de 332 g

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.