A Micron anunciou o desenvolvimento do primeiro SSD PCIe Gen6 do sector. Alegadamente capazes de "larguras de banda de leitura sequencial superiores a 26 GB/s", os novos SSDs estão a ser preparados para parceiros operacionais de centros de dados.
O desenvolvimento deste novo SSD de datacenter super-rápido é considerado o primeiro do mundo pela Micron, no seu comunicado à imprensa. Não surpreende que, na era atual da computação, a tecnologia de armazenamento "a turbo" seja anunciada como capaz de atender às crescentes demandas de processamento de IA.
A gigante tecnológica norte-americana afirma que irá apresentar algum tipo de demonstração deste SSD PCIe Gen6 no Flash Memory Summit 2024 (FMS 2024). Este evento tem início hoje e termina na quinta-feira, dia 8 de agosto.
A Micron ainda não foi muito clara quanto ao âmbito da sua apresentação do novo SSD. No entanto, afirma que as novas unidades serão capazes de fornecer "larguras de banda de leitura sequencial de mais de 26 GB/s", por isso esperamos que haja algumas imagens ou vídeos de sistemas que reportem estas velocidades.
Uma inovação estonteante
Para algum contexto do espanto referente a estas velocidades de transferência de 26GB/s, o Crucial T705, o SSD de consumo mais rápido do momento, utiliza a interface PCIe 5.0 para fornecer leituras sequenciais de até 14,5 GB / s.
Utilizando estes valores para comparação, a nova SSD PCIe Gen6 da Micron é cerca de 80% mais rápida.
É de esperar que venhamos a saber muito mais sobre o SSD Micron PCIe Gen6 durante a FMS 2024. Para além da presença no stand #107 da convenção, poderemos ouvir e ver mais sobre o assunto durante a apresentação inaugural da Micron.
Além disso, há uma sessão conferencial da empresa intitulada "PCIe Gen6 electrical consideration and characterization for HVM SSDs", agendada para quinta-feira, o último dia da convenção de tecnologia.