Lumia 950Os novos smartphones topo de gama da Microsoft, o Lumia 950 e Lumia 950 XL foram anunciado há poucas horas atrás e marcam o regresso desta gigante tecnológica ao mercado dos flagships após uma longa ausência mas sinceramente, a espera valeu a pena!

Estes novos Lumia 950 e Lumia 950 XL superaram as minhas expectativas e confesso que dado o vasto rol de hardware de topo e funcionalidades de suster a respiração, ignorei o facto de não terem uma construção mais premium em vidro ou metal. Desde a sua câmara com estabilização óptica da imagem (OIS) aos seus ecrãs OLED, aos processadores poderosos, USB do Tipo C, Flash com 3 LEDs, isto só para vos dar uma rápido vislumbre do poder bruto que está contido nestes Lumia 950 e Lumia 950 XL.

Como já era de esperar, estes Lumia 950 e Lumia 950 XL não serão muito baratos, custarão 549 e 649 dólares respectivamente, preços para os EUA e estarão disponíveis a partir de Novembro mas vamos lá ver se justificam este preço ao olhar para as suas novas funcionalidades.5.2-and-5.7-Quad-HD-OLEDs

Os ecrãs de 5.2 e 5.7 polegadas dos Lumia 950 e Lumia 950 XL:

Nesta nova geração de smartphones a Microsoft continua a empregar os ecrãs OLED mas desta vez com uma resolução bastante superior. Temos aqui uma enorme quantidade de pixels, (1440x2560p) ou Quad-HD. Estes ecrãs dos Lumia 950 e Lumia 950 XL são protegidos pelo vidro Gorilla Glass 3 e Gorilla Glass 4 respectivamente e temos uma densidade de 565 ppi no primeiro e 515 ppi no segundo.

   

Este hardware ganha ainda mais vida com a tecnologia Glance View, uma intuitiva e genial funcionalidade que faz uso do acelerómetro e outros sensores do smartphone para detectar se estás em movimento ou parado e te apresenta informações como o tempo, notificações e outras informações relevantes, tudo isto sem sacrificar bateria em demasia.

Especificações técnicas de suster a respiração

Os novos Lumia 950 e Lumia 950 XL diferem em algumas especificações técnicas, temos no primeiro o processador hexa-core da Qualcomm, o Snapdragon 808 com a gráfica Adreno 418 GPU e no segundo, o processador octa-core Snapdragon 810, também da Qualcomm e pelos vistos o sobre-aquecimento não será um problema mas já vamos falar disso.

Tecnologia de arrefecimento líquido

Esta tecnologia de arrefecimento líquido presente nos  Lumia 950 e Lumia 950 XL não foi muito esmiuçada durante a apresentação mas foi dito que este “pequeno truque” teve origem no Surface Pro e aterrou agora nos smartphones. Mau era se nem assim o Snapdragon 810 consegue trabalhar sem fazer suar as mãos do utilizador do terminal.2-antennasOutro ponto bastante interessante foi a gestão das antenas nos Lumia 950 e Lumia 950 XL. Temos aqui duas antenas que funcionarão da seguinte forma; o equipamento dará prioridade ao sinal recebido com mais intensidade por uma das antenas. Isto é, se porventura cobrires uma das antenas com a mão, por exemplo, o smartphone vai dar prioridade ao sinal recebido pela outra antena. Detecta automaticamente qual a antena com melhor intensidade e faz uso desse sinal.

As câmaras de 20 e 5MP com flash triplo LED e OIS

Com uns bem generosos 20 MP nas suas câmaras traseiras, os Lumia 950 e Lumia 950 XL possuem três LED’s para um flash mais natural. Apesar de ainda não ter sido confirmado, o mais provável é termos aqui um dos melhores sensores da Sony Expor RS (em breve saberemos). Para que as tuas fotografias fiquem perfeitas terás também uma estabilização óptica de 5ª geração nestes novos smartphones da Microsoft, algo que também será bastante benéfico para a gravação de vídeo ao reduzir as “tremuras”.

Vê também: Todas as especificações técnicas do Lumia 950

Por falar em vídeo, estas cÂmaras também são capazes de gravar vídeo com resolução UHD ou 4K, apesar de já não serem os primeiros Lumia’s com esta capacidade.Lumia 950

Expansão da memória interna com um cartão microSD

Esta é uma funcionalidade cada vez mais rara nos smartphones topo de gama ou flagships, a tendência é obrigar o utilizador a pagar mais uns 100€ por mais uma mão cheia de GB. Felizmente os Lumia 950 e Lumia 950 XL permitem a expansão da sua memória interna de 32 GB com um cartão micro SD até 256 GB, algo que em breve poderá ser aumentado até 2 TB. Imaginem, 2 TB no vosso smartphone. E ainda há quem pague mais uns bons euros de 16 para 64 GB’s…

Conectividade USB do Tipo C e umas baterias “gordinhas”

A tecnologia USB do Tipo C é o futuro deste tipo de conectividade. Em vez de termos que inserir com cuidado o cabo micro USB ou após várias tentativas frustradas, com a tecnologia USB do Tipo C  não terás que te preocupar com as “direitas” do cabo, ele entra de qualquer forma. Esta funcionalidade prática está aliada a umas velocidades de transferência de dados muito superiores (10GB/s) ao convencional micro USB.

Relativamente às baterias, os Lumia 950 e Lumia 950 XL possuem 3000 mAh e 3340 mAh respectivamente o que deverá representar autonomia para pelo menos um dia de utilização intensa e provavelmente um pouco mais. Sem esquecer a tecnologia de carregamento rápido que, em apenas 30 minutos, te carregará até 50% da bateria.USB-Type-C Lumia 950

Scan de Íris

Se achas que o leitor de impressões digitais é algo do passado então ficarás contente por saber que ambos os Lumia 950 e Lumia 950 XL possuem uma nova funcionalidade, a de scan de Íris.

Graças ao software Windows Hello, ainda em fase beta, poderás desbloquear ambos os smartphones apenas com o teu olhar. Isto é, graças à câmara frontal de 5MP poderás ter acesso ao teu smartphone, esperemos que este processo de reconhecimento do utilizador não demore mais do que 3 segundos, acima disso já inviabiliza o potencial prático deste atalho.

Vê também: Todas as especificações técnicas do Lumia 950 XL

Esta tecnologia funcionará também em ambientes escuros graças aos Led’s infravermelhos. Vamos lá ver se esta novidade tem alguma relevância prática ou não.

Windows 10 Continuum

Uma das novidades do Windows 10 Mobile e que se estreou nos Lumia 950 e Lumia 950 XL foi o Windows 10 Continuum mas afinal o que é isto?

A possibilidade de transformar um smartphone num PC

Bem…algo lá perto isto é, terás que comprar a Microsoft Display Dock (preço ainda desconhecido), um gadget com várias portas desde USB até HDMI que te permitirá ligar os teus periféricos, sejam um rato, teclado ou monitor ao teu smartphone. Poderás utilizar o teu Lumia 950 e Lumia 950 XL como CPU e ligar-lhe os vários periféricos ou simplesmente ver o stream a 1080p no teu monitor convencional.

Este stream do smartphone para o ecrã grande não será um mero upscale, não será uma simples imagem ou video ampliado e com redução do detalhe. Terás toda uma interface “à lá Windows 10” incluindo as barras de tarefas, etc.

Terás na mesma as informações de hora, bateria, notificações e actualizações como no smartphone mas poderás usar vários atalhos do Windows como o CTRL+C e o seu parceiro favorito, o CTRL+V, entre outros. Durante todo o processo em que estás a utilizar o teu smartphone como um PC este continuará perfeitamente funcional. Que mais há a dizer? Genial!Windows-10-Continuum-Lumia 950

Vê todas as novidades da Microsoft:

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).