TikTok revela 3 tendências que vão mudar o mercado em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O ano 2023 já começou e a rede social TikTok continua de olhos postos no futuro. Fá-lo agora com a terceira edição do What's Next Report, o seu relatório anual que traça as tendências futuras. É, acima de tudo, uma ferramenta que pretende ajudar os marketeers a compreender como os desejos e necessidades dos consumidores.

Saber, por exemplo, quais os hábitos que vão mudar neste ano de 2023. E, também, de que forma vão afetar os negócios. Este estudo feito pelo TikTok, antecipa três grandes tendências para o ano.

TikTok revela 3 grandes tendências a impactar o mercado em 2023

Rede social TikTok

Em primeiro lugar, o entretenimento será cada vez mais personalizado (1). Em segundo lugar, as pessoas procuram, cada vez mais, momentos de alegria e descontração para melhorar o seu bem-estar (2).

Por fim e em terceiro lugar, o papel da comunidade tornar-se-á cada vez mais relevante como impulsionador da mudança na vida das pessoas (3).

Na plataforma, o conteúdo é selecionado com base no que as pessoas consideram divertido e capaz de captar a sua atenção e confiança. Globalmente, em média, 67% dos utilizadores dizem navegar na plataforma durante as suas pausas para relaxarem.

Senão, vejamos o que mais informa este relatório.

1. Diversão, diversão e diversão, a ordem do TikTok

Para as marcas, as mensagens mais eficazes no TikTok têm de ser estimulantes, divertidas, personalizadas. Isto para serem capazes de entreter a comunidade. O relatório de 2023 mostra que, 4 em cada 5 utilizadores diz que o TikTok é extremamente divertido. Por outro lado, 92% afirmam já terem sentido uma emoção positiva ao visualizarem um conteúdo.

Ou seja, o que acabou por resultar numa ação fora da plataforma. O TikTok tem, assim, mostrado que estimular a interação e a partilha de ideias é fundamental e tem também um impacto positivo nos negócios.

2. Autenticidade com conteúdo fresco e inovador para a comunidade

TikTok

A autenticidade é uma das principais caraterísticas da plataforma e um dos motivos que leva os utilizadores a adorarem-na. Com muitos criadores de conteúdos que ajudam à desmistificação de mitos, o TikTok é um fonte credível para a comunidade.

Isto tanto para criadores de conteúdo como seguidores. Aliás, podendo aqui fomentar assim a confiança na plataforma. Os criadores de conteúdos desempenham assim um papel fundamental no TikTok, assim como também nas estratégias das marcas.

É aqui que o relatório louva os criadores pela capacidade de influenciar fortemente os seus seguidores. Por outras palavras, pela sua capacidade de estimular os respetivos seguidores ao consumo e / ou opção de mercad.

Por outro lado, segundo o relatório para 2023, 65% dos utilizadores do TikTok dizem confiar sempre nas opiniões e recomendações dos criadores. Isto para decidir o que comprar online.

3. Das compras online ao bem-estar mental nas redes sociais

Apesar de existirem cada vez mais incentivos a que cada pessoa cuide do seu bem-estar físico e mental, há também muitas pessoas a passar por situações de burnout.

Por isso, existe uma procura crescente por momentos em que possam dedicar e focar-se em si próprias, fazendo frente aos problemas e dificuldades pessoais e profissionais. Assim como também ao contexto instável que atravessamos. Há uma crescente valorização dos momentos de felicidade e diversão e, neste aspeto, o TikTok tem-se mostrado o aliado perfeito.

4. A alegria é uma das principais características que distingue os vídeos no TikTok.

A plataforma tem tido um papel preponderante como resposta à procura por momentos de descontração e divertimento, permitindo aos utilizadores escolher os conteúdos que efetivamente querem ver.

No estudo, metade dos inquiridos considera que o TikTok melhora o humor e fá-los sentir mais felizes e positivos. Além disso, 41% dos utilizadores dizem que os conteúdos que 'elevam o espírito' são essenciais para os levar a fazer uma compra.

As comunidades no TikTok são únicas e distribuídas por temas, o que é outro aspeto que distingue a plataforma de todas as outras e permite que as marcas cresçam.

5. Plataforma social com pequenos clubes de convívio

O TikTok não é uma única reunião.

É uma plataforma com pequenos clubes onde as pessoas podem encontrar novas ideias sobre como explorar as suas paixões e viver as suas vidas.

De facto, no TikTok há 1,8 vezes mais probabilidades de introduzir novos tópicos as pessoas que não sabiam que iam gostar. E à medida que as pessoas procuram formas de quebrar o status quo, procurarão pares e modelos que demonstrem a confiança para viver da forma que quiserem.

O conteúdo da plataforma é tão reconhecível e acessível que as pessoas são frequentemente motivadas a replicá-lo; a partilha de valores é também muito elevada, o que inspira os utilizadores.

Após a visualização do conteúdo do criador, mais de 2 em cada 5 utilizadores reconhecem que os vídeos os fizeram sentir-se parte de uma comunidade de criadores.

Para se ligarem aos utilizadores, as marcas devem explorar nichos e não ter medo de se tornarem específicas. Por fim, quando uma marca percebe quais os seus grupos-chave, pode fomentar e aumentar as conversas honestas e autênticas que interessam às pessoas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.