TikTok ou OnlyFans? Esta nova função vai gerar controvérsia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social TikTok continua a despertar polémica e curiosidade como uma das maiores plataformas sociais do momento. Em particular, escassas semanas após a União Europeia lhe apontar um dedo acusador e preocupado com a privacidade dos utilizadores, temos agora outra novidade algo polémica.

Ciente da sua popularidade, a plataforma chinesa procura novas formas de rentabilizar os conteúdos publicados na sua plataforma.

Mais concretamente, novas formas de pagar aos criadores de conteúdo que alimentam o seu ecossistema de vídeos de curta duração em moldes similares a outras plataformas igualmente populares (e polémicas).

Poderão pagar para ver os conteúdos premium no TikTok

TikTok

A resposta? Para a rede social mais popular do momento a solução está no modelo aplicado no OnlyFans e no Patreon. Ou seja, será aplicada uma nova paywall, uma barreira para acesso aos conteúdos de determinados criadores de conteúdos.

Querendo ver o que estes publicam, os utilizadores / consumidores terão que fazer uma subscrição mensal, ou pagamento único. Os moldes e valores exatos ainda estão a ser delineados pelos responsáveis. Porém, conforme avança a Gizmodo, os valores já em cima da mesa vão desde 1 dólares aos 190 dólares.

Ao que tudo indica, estes serão conteúdos exclusivos apenas para os subscritores de um determinado criador de conteúdos. Os moldes dos pagamentos estão ainda a ser ultimados, mas ao que tudo indica será um sistema de pagamento mensal.

Conteúdos exclusivos para quem paga pelos "pacotes" de conteúdo

Importa notar que o anúncio deste sistema de monetização já foi confirmado pela própria ByteDance, empresa responsável pelo TikTok. Com efeito, a rede social permitirá aos tiktokers cobrar por vídeos exclusivos de até 20 minutos.

A duração alargada dos vídeos será uma das vantagens imediatas para quem vier a pagar por pacotes exclusivos de conteúdos, sendo aqui o limite ampliado para 20 minutos.

Em suma, perante o seu crescimento em utilizadores e popularidade em todo o mundo, a rede social vem agora aplicar alguns dos mecanismos mais rentáveis das plataformas rivais.

Sobretudo no caso do OnlyFans em que os pagamentos mensais são a modalidade mais popular, muito à semelhança também do Patreon.

TikTok introduz também a função "Series" para fixar os subscritores

TikTok

Por fim, para os criadores de conteúdos eleitos para este novo modelo de monetização, será também dada a possibilidade de criar "Séries". Mais não é que um local ou secção para acompanhar os novos lançamentos a cada mês.

Ou seja, para ver os novos pacotes de conteúdos e assim fixar a sua base de subscritores / utilizadores que pagarão mensalmente. Mais ainda, cada Série ou Lista de Reprodução poderá contar com até 80 vídeos segundo informa a própria plataforma.

Face ao exposto, com os vídeos premium de até 20 minutos, o TikTok também fará com que os utilizadores passem mais tempo na sua plataforma.

As novidade chegam atualmente às aplicações para Android e iOS do TikTok.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.