TikTok LIVE é a nova forma de fazer dinheiro na popular rede social

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A rede social TikTok anunciou esta terça-feira (24) a chegada de mais um recurso às sua plataforma. Apelidada de TikTok LIVE o novo recurso deve permitir que os criadores de conteúdos cobrem uma mensalidade, ou assinatura, para acesso a conteúdo exclusivo.

Os utilizadores poderão assim pagar para ver conteúdos exclusivos dos seus tiktokers favoritos. A mecânica é similar à da plataforma Patreon, por exemplo, com os fãs a poder subscrever conteúdos exclusivos. A nova modalidade será distribuída muito em breve.

TikTok LIVE começa a chegar à plataforma a partir de 26 de maio

these exciting new tools will be rolling out to all of you over the next few weeks 🙌 https://t.co/UVEZR1nE8N

— TikTok US (@tiktok_us) 18 de maio de 2022

Segundo informa a plataforma, a partir do dia 26 de maio, na próxima quinta-feira, será introduzido o TikTok LIVE em formato Beta. Em seguida, a rede social analisará a adesão dos criadores de conteúdos e respetivos utilizadores e fãs ao serviço supracitado.

TikTok

A nova funcionalidade já fora anunciada no início deste mês quando a empresa fez saber que os criadores de conteúdos teriam uma nova forma de rentabilizar o seu trabalho. Mais concretamente, sabíamos que começaria a ser partilhada uma porção das receitas obtidas com os conteúdos com os respetivos criadores.

Modelo de subscrição mensal chega ao TikTok

Agora, contudo, com o anúncio da TikTok LIVE, temos um novo serviço de subscrição dentro da própria plataforma TikTok. Aí, os criadores de conteúdos receberão a maioria dos proventos, com uma taxa a reverter para a própria empresa.

Trata-se, portanto, de uma nova forma de fixar e ancorar os utilizadores gerais do TikTok, além de estimular os criadores de conteúdos a partilharem mais de si neste novo formato.

TikTok to launch LIVE creator subscriptions this week https://t.co/JmxHfPDkOB by @sarahintampa

— TechCrunch (@TechCrunch) 23 de maio de 2022

Importa frisar que, de acordo com o TikTok, esta nova modalidade só estará disponível para utilizadores com mais de 18 anos e terem mais de 1 000 seguidores. Esta é a resposta da plataforma às críticas que comparavam este serviço com um novo Onlyfans, entre outros serviços do género.

Além disso, a empresa afirma que de momento só os criadores convidados pelo próprio TikTok é que podem começar a rentabilizar os respetivos canais com o novo Live.

Por fim, de acordo com o testemunho da publicação TechCrunch, o novo TikTok Live será comparável ao serviço de subscrição mensal da Twitch. Além disso, os preços devem começar nos 4,99 dólares mensais, podendo escalar até aos 24,99 dólares por mês.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.