Google Street View celebra 15 anos com novidades para o Google Maps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Há quinze anos, o Street View começou com uma ideia excêntrica do co-fundador da Google, Larry Page, de construir um mapa de 360 graus do mundo inteiro. Entretanto, avançando até aos dias de hoje e agora existem mais de 220 mil milhões de imagens do Street View de mais de 100 países e territórios.

É, assim, um novo marco, permitindo que as pessoas experimentem totalmente como é estar nestes lugares diretamente no seu telefone ou computador. Com efeito, o Google Street View ajuda não apenas o utilizador a explorar virtualmente, mas também é fundamental para os nossos esforços de mapeamento. Na prática, permitindo que o utilizador veja as informações atualizadas sobre o mundo enquanto se estabelecem as bases para um mapa mais imersivo e intuitivo.

15 anos de Google Street View com os olhos postos no futuro

A tecnológica norte-americana sinaliza e efeméride no seu blog oficial onde recorda não só as conquistas até então, mas também os desafios para o futuro. Em simultâneo, revela também uma nova câmara para equipar os carros e demais veículos que captam a essência das cidades e demais localidades.

"Embora tudo isto valha a pena comemorar, não vamos parar por aqui", aponta a Google. Assim, apresentam a câmara mais recente do Street View que oferece mais formas de explorar imagens históricas. Além disso, olham, mais de perto, como o Street View impulsiona o futuro do Google Maps.

Levar o Street View para mais locais com a mais recente câmara Google

Google Street View
A nova câmara da Google pesa 6,8 kg, mais leve e fácil de transportar.

As câmaras do Street View podem ser encontradas nas costas de um camelo no deserto da Arábia, bem como numa moto de neve a percorrer o Ártico. Portanto, pode-se afirmar que a Google sempre foi criativa com a forma como usam as câmaras do Street View para recolher imagens.

Aliás, de acordo com a própria,"se há uma coisa que aprendemos, é que o nosso mundo muda à velocidade da luz. O nosso hardware é uma maneira de acompanhar este ritmo."

Com efeito, além do nosso carro e do trekker do Street View, testam uma nova câmara que será lançada no próximo ano para nos ajudar a recolher imagens de alta qualidade em mais locais.

Google Street View

Esta nova câmara tem toda a energia, resolução e recursos de processamento que desenvolvemos para um carro do Street View reduzindo-o ao sistema facilmente transportável. Sistema este que é aproximadamente do tamanho de um gato.

Todavia, ao contrário dos gatos, está pronta para ser levada para ilhas remotas, até ao topo das montanhas ou para um passeio pela praça de uma cidade.

Os 3 destaques da nova câmara Google Street View

1. Pesa menos de 6,8 quilos. Isto significa que a câmara pode ser enviada para qualquer local. Isto é especialmente útil quando trabalhamos com parceiros em todo o mundo para captar imagens de áreas tradicionalmente mal mapeadas — tal como a selva Amazónica.

2. É extremamente personalizável. Anteriormente, era necessário criar um sistema totalmente novo sempre que queríamos recolher diferentes tipos de imagens. Contudo, agora, é possível adicionar a esta câmara modular componentes como o Lidar — scanners a laser — para recolher imagens com detalhes ainda mais úteis, tais como marcações na estrada ou buracos.

3. Adapta-se a qualquer carro. A nova câmara pode ser acoplada a qualquer veículo com barras de tejadilho e gerida diretamente a partir de um dispositivo móvel. Isto sem a necessidade de um carro especializado ou equipamento de processamento complexo. Esta flexibilidade torna a recolha de imagens mais fácil para os parceiros de todo o mundo e vai permitir-nos explorar soluções mais sustentáveis para a nossa frota atual de carros. A partir do próximo ano, vai ser possível ver a nova câmara com as cores divertidas da Google junto dos nossos icónicos carros e trekkers do Street View.

Temos o novo recurso de Viajar no tempo com o Street View

Google

O Street View tem tudo a ver com o capturar o mundo à medida que vai mudando e também é uma maneira poderosa de relembrar o passado. A partir de hoje e de forma global, no Android e iOS, é mais fácil do que nunca viajar no tempo diretamente do telefone.

Ao visualizar imagens do Street View de um determinado local, basta tocar em qualquer lugar da foto para saber mais informações sobre o mesmo. Em seguida, toque em "Ver mais datas" para ver as imagens históricas que publicamos desse mesmo local, desde quando o Street View foi lançado em 2007.

Google

Por fim, basta navegar por cada uma das imagens para entrar numa espécie de cápsula do tempo digital que mostra como um local mudou. Por exemplo, podemos ver como o The Vessel em Hudson Yards em Nova York foi evoluindo ao longo do tempo.

A IA ajuda a Google a construir um mapa mais útil e imersivo

Google Street View

A Google deu a conhecer o seu uso de imagens do Street View com IA para fazer atualizações úteis no Google Maps. Informações tais como adicionar empresas recém-inauguradas, exibir os novos horários nos seus restaurantes favoritos e atualizar informações de limite de velocidade.

"Na verdade, nos últimos três anos, a IA ajudou-nos a fazer mais de 25 mil milhões de atualizações no Maps de modo que o utilizador possa ter a certeza de que a informação que está a ver é a mais recente e a mais atualizada possível." aponta a Google.

Temos também uma navegação mais fácil do que nunca, dentro e fora. Com efeito, as imagens do Street View potenciam recursos populares como o Live View. Uma função que possibilita ao utilizador usar a câmara do seu telefone para sobrepor às indicações de navegação do mundo real e possa caminhar até ao seu destino num piscar de olhos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.