TikTok foi apanhado a evitar as proteções da Google para recolher dados dos utilizadores!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o Wall Street Journal, o TikTok estava a recolher endereços MAC e a monitorizar os seus utilizadores com esses dados. O mais grave é que o TikTok utilizou uma camada de encriptação escondida para passar pelas proteções da Google.

O Android, como qualquer sistema operativo que se preze, possui proteções embutidas para evitar que qualquer aplicação ou indivíduo tenha controlo sobre o equipamento. O TikTok, no entanto, como seria de esperar, é uma app que recolhe dados agressivamente.

A descoberta desta violação das políticas da Google será mais um "prego no caixão" do TikTok. A app está sobre grande escrutínio na Índia e nos Estados Unidos, onde atualmente aguarda uma ordem de banimento total ou compra por empresas americanas.

Microsoft e Twitter estão a disputar a compra do TikTok

Donald Trump foi claro na sua ordem: a ByteDance (empresa proprietária do TikTok), deve vender a app a uma empresa americana ou ser banida do território americano por completo. A ByteDance terá até dia 15 de setembro para concluir um negócio com estes critérios.

Entretanto, empresas como a Microsoft e o Twitter já se chegaram à frente. Ainda não é claro qual das empresas terá prioridade neste negócio, ou se o mesmo se irá concretizar de todo. Contudo, é pouco provável que a ByteDance venda a sua "galinha de ovos de ouro".

ByteDance quer processar o governo americano

Entretanto, a ByteDance manifestou vontade de processar o governo americano, alegando que a prioridade número um do TikTok é a segurança e privacidade dos utilizadores. Recolher endereços MAC e a monitorizar utilizadores é claramente um exemplo dessa "preocupação".

Editores 4gnews recomendam:

  • Queres um Xiaomi Mi 10 Ultra ou Redmi K30 Ultra? Temos más notícias para ti
  • Google dá nova vida ao Android Auto com um regresso importante
  • Microsoft Surface Duo: dobrável é mostrado em vídeo oficial
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.