TikTok encoraja supressão de conteúdo de "pessoas pouco atraentes"

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com documentos obtidos pelo The Intercept, a gestão da app TikTok emitiu um comunicado bastante controverso para os seus moderados. O comunicado indica que conteúdo criado por utilizadores "pouco atraentes, pobres, gordos e com deficiências" não deve ser promovido.

Esta informação, embora polémica, não é novidade. Em 2019, o site Netzpolitik publicou um relatório afirmando que a empresa tem o hábito criar critérios de seleção para o conteúdo publicado na aplicação. Desta forma, a TikTok parece não querer pessoas com deficiências, deformações, com problemas de peso ou qualquer tipo de desfiguração facial na plataforma.

Além de discriminação de características físicas, o TikTok também pediu a moderadores para suprimirem conteúdo filmados em áreas classificadas como "pobres". Isto inclui conteúdo filmado no campo ou zonas rurais bem como áreas de construção, ou bairros sociais.

Reputação do TikTok não é exatamente das melhores

Escusado será dizer que estas são péssimas práticas por parte da ByteDance, proprietária da TikTok. Contudo, em sua defesa, um porta-voz da aplicação afirma que estas práticas já não estão em uso nem tem relevância na utilização atual da app.

Contudo, essa não é uma desculpa muito favorável, pois o porta-voz admitiu que em tempos essas práticas discriminatórias foram utilizadas. Adicionalmente, não há garantia de que a TikTok não continue a promover conteúdo exclusivamente de pessoas com um certo aspeto.

O TikTok é uma app utilizada maioritariamente por jovens adolescentes e crianças. Desta forma, restringir conteúdo apenas a "pessoas atraentes" não é uma boa lição para a imagem e auto-estima dos utilizadores. A TikTok está cada vez mais popular, incluindo em Portugal onde já está a reunir vários utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • As 15 melhores apps grátis para Android em 2020
  • Samsung quer estar na vanguarda da fotografia ao desenvolver um sensor de 150MP
  • Utilizadores adoram o Dark Mode no smartphone
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.