TikTok deve ser banido! Os leitores 4gnews responderam

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O TikTok tem estado envolto em controvérsia intensa nos últimos meses. Tanto a Índia como os Estados Unidos têm escrutinado a app com receios de espionagem chinesa, devido ao hábito das empresas chinesas terem ligações com o governo da China.

Nos últimos desenvolvimentos, Donald Trump emitiu uma ordem que obriga o TikTok a ser adquiriado por uma empresa americana ou ser banido por completo. No caso da Índia, o banimento está a ser analisado, através da criação de uma "lista negra" de apps, onde até aplicações da Xiaomi estão incluídas.

Assim sendo, perguntámos aos nossos leitores a sua opinião: deve o TikTok ser banido. Caso não tenhas participado na sondagem, deixa a tua opinião na caixa de comentários deste artigo.

A maioria concorda com o banimento (62%)

O maior escândalo associado ao TikTok foi quando um utilizador de Reddit fez engenharia reversa ao TikTok, descobrindo tudo o que a app coleciona. Informações de hardware e software, informação de aplicações instaladas, toda a informação de redes e dados móveis, localização de GPS e muitas outras.

À primeira vista, parecem permissões normais, mas não são. Para uma simples app de fazer vídeos, o TikTok recolhe demasiada informação. Além disso, a app contém códigos vulneráveis que tornam o smartphone alvo fácil para outros ataques.

Restantes não concordam com o banimento (38%)

Tivemos leitores que não concordam com o banimento. Embora não saibamos as razões exatas para tal, podemos assumir que poderá ser relacionado com o facto de todas as aplicações recolherem dados de utilizador.

Bem conhecemos as controvérsias da Google, Apple, Facebook e outras empresas, que recolhem dados para vender anúncios aos utilizadores. Isto resulta em desconfiança por parte dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 Ultra: ainda há esperança que chegue à Europa depois desta informação
  • Huawei MateBook X 2020 vai copiar uma característica única dos MacBooks
  • Apple em risco de ficar insignificante no maior mercado do mundo!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.