Testámos o cartão de rede móvel da DIGI e ficamos surpreendidos com os resultados

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A DIGI arrancou há uma semana em Portugal e já tive oportunidade de testar o cartão de rede móvel da operadora. Os resultados que que vemos por essa internet fora são bastante díspares, pois a cobertura da DIGI ainda não se equipara à das concorrentes com anos de ‘estrada’.

No entanto, posso dizer-te que, enquanto alguém que vive na área metropolitana de Lisboa, os resultados têm impressionado pela positiva. As velocidades são boas e mais que suficientes para o uso normal e o 5G tem funcionado em todo o lado (tirando no Galaxy Z Fold6 que testei nos últimos dias).

Neste artigo partilho contigo os resultados que consegui dentro e fora de casa, na zona de Santa Iria de Azóia. Vivo num segundo andar e posso dizer-te que não notarás grande diferença nos números do interior para o exterior. Ambos os testes foram feitos com 5G ativo no Motorola Edge 50 Ultra que estou a testar.

Dentro de casa

Em casa, os resultados realizados com a app Speedtest deram, nesta manhã de quarta-feira, 132 Mbps de download e 24,5 Mbps de upload. Podes ainda ver que existe um ping de 30. Ainda não são velocidades de 5G que impressionem, mas que dariam para um uso normal sem quaisquer limitações.

Teste de rede móvel DIGI dentro de casa. App: Speedtest por Ookla
Teste de rede móvel DIGI dentro de casa. App: Speedtest por Ookla

Fora de casa

Fiz o segundo teste na varanda de casa sem quaisquer barreiras e os resultados foram semelhantes, com números pouco superiores. Consegui 145 Mbps de download, 25,5 Mbps de upload com um ping de 20. Também aqui números sem quaisquer limitações para o meu uso.

Teste de rede móvel DIGI fora de casa. App: Speedtest por Ookla
Teste de rede móvel DIGI fora de casa. App: Speedtest por Ookla

Nas mesmas condições, consegui praticamente o dobro destes números com a operadora que uso atualmente na rede móvel (Vodafone). Registei aqui em casa 274 Mbps de download, 47,1 Mbps de upload e 23 de ping.

E não esperava outra coisa de uma operadora com estrutura bem e com vários anos a atuar no país. Deves ter em conta que estes números da DIGI são conseguidos na área metropolitana de Lisboa, onde a operadora tem das suas melhores coberturas.

Em breve espero trazer-te outro teste mais longe de Lisboa e aí apurar os resultados e a existência, ou não de 5G. Recordo que na apresentação a DIGI adiantou que já tinha 93% da população coberta com 2G e 4G, embora o 5G ainda só chegue a 40% da população.

Se também quiseres testar a rede móvel da DIGI para ver se serve as tuas necessidades, podes fazê-lo recebendo um cartão gratuitamente até 31 de dezembro. Podes pedir o teu em digi.pt ou através de um dos 10 stands da operadora.

Mais sobre o lançamento da DIGI em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.