Tesla: piloto automático no banco dos réus após dois acidentes trágicos

Mónica Marques
Mónica Marques
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A Tesla vai pela primeira vez a tribunal defender o conhecido sistema de piloto automático integrado nos veículos da marca.

Os casos envolvem dois acidentes trágicos que ocorreram em 2019 e que resultaram na morte de duas pessoas, deixando outros passageiros gravemente feridos.

Sistema Piloto Automático da Tesla não evitou colisões fatais

imagem do Tesla Model S
Alegadamente, Piloto Automático da Tesla está envolvido em dois acidentes com fatalidades Crédito@Tesla

A Tesla prepara-se para enfrentar a justiça. Pela primeira vez, a empresa de Elon Musk vai sentar-se no banco dos réus para defender o seu conhecido sistema de piloto automático. Os dois processos referem-se a acidentes ocorridos em 2019 que resultaram em duas mortes e feridos graves.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a defesa das famílias afetadas alega que o conhecido sistema tem falhas e que o próprio Elon Musk tem conhecimento disso, uma vez que o empresário liderou as equipas envolvidas no projeto desta funcionalidade.

O primeiro julgamento começa já em setembro e serve para determinar se a morte do condutor Micah Lee foi ou não causada por uma falha no veículo Tesla. Micah Lee seguia em modo automático quando o carro se desviou da rota, a mais de 100 km/h, acabando por embater numa palmeira e explodir. Este acidente resultou na morte de Lee e feriu gravemente outros dois passageiros, um dos quais uma criança de oito anos.

O segundo acidente aconteceu na Flórida quando o Tesla de Stephen Banner chocou com um camião. O condutor seguia também em piloto automático e o veículo não travou, reduziu a velocidade ou alterou a rota para evitar a colisão, o que resultou na morte do condutor.

Elon Musk e equipa de engenheiros tinham conhecimento das falhas do Piloto Automático

A Tesla defende-se afirmando que os seus veículos são seguros quando o sistema de Piloto Automático é “monitorizado por humanos” e que os condutores “devem sempre prestar atenção à estrada e manter as mãos no volante”. A empresa vai ainda mais longe e afirma que “não há carros autónomos nas estradas hoje”.

Mas os advogados das famílias afetadas alegam que tanto Elon Musk como a equipa envolvia neste sistema sabiam as capacidades do Piloto Automático Tesla.

Especificamente no caso a ser julgado na Florida, os advogados da família de Stephen Banner têm documentos internos da empresa que provam que Elon Musk e os engenheiros tinham conhecimento das falhas do Piloto Automático e não as corrigiram.

Por sua vez, a defesa da Tesla acabou de entregar uma moção no tribunal que quer manter em segredo os documentos internos das empresa e potenciais depoimentos de funcionários da Tesla.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt