Tesla interrompe construção da "Gigafactory" na Alemanha. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança a Reuters, a Tesla viu-se obrigada a interromper a construção da sua próxima fábrica, na Alemanha. A decisão foi tomada por um tribunal alemão após vários ativistas protestarem contra o impacto negativo da fábrica no ecossistema em seu redor.

Até ao momento da interrupção, a chamada "Gigafactory" estava a ser construída na floresta de Gruenheide. A Tesla estava a limpar 92 hectares de terreno florestal para criar espaço para a primeira fábrica da empresa na Europa.

A verdade é que a Alemanha ainda não deu permissão oficial à Tesla para construir a fábrica. Os planos foram anunciados em novembro, mas o ministério do ambiente alemão apenas disse que "a Tesla podia começar a preparar o terreno por sua conta e risco".

Para já, as obras estão interrompidas, para que o grupo de ativistas Gruene Liga Brandenburg possa ter o seu caso analisado. Por outro lado, advogados dos partidos democratas alemães temem que esta batalha legal vá ter impacto nas indústrias alemãs.

Tesla comprou 300 hectares de terreno na Alemanha

Antes da interrupção, a Tesla estava perto de terminar o processo de desmatação do terreno, faltando cerca de 3 dias para terminarem. A fabricante de automóveis pretende ter a fábrica pronta em 2021. Os planos incluem ainda uma produção anual de 500 mil carros, empregando 12 mil funcionários.

Em relação a preocupações ambientais, a Tesla afirma que irá realojar colónias de formigas, répteis e morcegos que sejam afetados pelos trabalhos de construção. Contudo, não é claro como é que exatamente a Tesla fará tal feito, tratando-se de centenas de animais.

Adicionalmente, Elon Musk defende que a construção da fábrica não é contranatureza pois a parte da floresta utilizada não é natural. O território foi originalmente criado para uma fábrica de cartão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model X salva vida do utilizador em acidente impressionante! (vídeo)
  • Tesla toma medida drástica nos seus carros elétricos
  • Tesla Model C poderá ser o carro elétrico com um preço bem mais acessível
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.