Telegram: rival do WhatsApp está ainda melhor após esta atualização!

Rui Bacelar
Comentar

A plataforma e app de mensagens continua a crescer em popularidade, afirmando-se como alternativa ao WhatsApp. Agora, o serviço recebe uma das maiores atualizações dos últimos meses com a introdução dos Pagamentos 2.0 e mais novidades para os chats!

Temos um novo sistema de agendamento para o envio dos conteúdos na Telegram, mini perfis para o utilizador dos chats de voz, além de um reforço das versões do Telegram Web para quem usa a plataforma através do navegador ou browser e não só.

O Telegram está ainda melhor com esta atualização!

Telegram app

Em primeiro lugar temos o sistema de pagamentos, o Pagamentos 2.0, tal como o apelida a própria. A atualização engloba várias melhorias para este sistema incluindo o suporte para pagamentos com cartão de crédito para qualquer chat (através de apps de terceiros). A função está disponível em qualquer formato e plataforma em que a Telegram esteja presente, do smartphone ao PC.

A plataforma permite ainda enviar gorjetas e pequenas bonificações como demonstrações de apreço através do seu sistema. No entanto, nestas "gorjetas", a empresa afirma taxar com uma pequena comissão o uso desta funcionalidade.

Para testar o sistema de Pagamentos 2.0 a plataforma criou um canal de teste. Aí podemos ver o sistema em ação, algo útil para comerciantes e utilizadores comuns. Mais ainda, os programadores podem desde já tirar proveito da API de pagamentos.

As salas e chats de voz estão ainda melhores na Telegram

Introducing Payments 2.0, Scheduled Voice Chats, and Two Shiny New Web Versions https://t.co/uGFCI8BFdo

— Telegram Messenger (@telegram) 26 de abril de 2021

Indo ao encontro da crescente popularidade da rede social Clubhouse, também a Telegram introduziu as suas salas de voz, agora criadas propositadamente para mediar conferências. A novidade chegou no mês passado, sendo agora bastante reforçada.

Com efeito, a Telegram introduz o agendamento de chats de voz. Isto permitirá aos admins de grupos e canais a possibilidade de agendar um Chat de Voz para uma data e horário específico em vez de iniciar imediatamente.

A plataforma justifica a introdução desta funcionalidade com a necessidade de planeamento e anúncio destas salas. Por outras palavras, para que os membros tenham tempo de contar aos amigos o que está prestes a acontecer.

Temos assim a possibilidade de definir uma hora para o início dos chats de voz. Para que todos os interessados saibam quando começa a discussão e convívio naquele chat criado na plataforma Telegram.

Por fim, os chats de voz recebem ainda os "mini perfis". São uma pequena janela de informação que encontraremos ao tocar e ampliar a foto de perfil e a bio de quem está a conversar nos chats de voz.

Fica mais fácil ver vídeos e fotografias nos chats da Telegram

Os vídeos e fotografias recebem também a possibilidade do pinch-to-zoom. O utilizador pode agora aumentar os conteúdos de forma intuitiva, tocando nos mesmos e fazendo o já habitual gesto de ampliação, aplicando-se tanto ao formato de vídeo como de imagem.

Isto permite desfrutar dos conteúdos sem ter que abrir a galeria, ou o visualizador de ficheiros multimédia. É, portanto, uma opção de acessibilidade e reforço da versatilidade da aplicação e serviço da Telegram.

Atualização já em distribuição via Web, Play Store e App Store

Temos ainda novas animações para Android, além de alguns aprimoramentos para iOS. São pequenas melhorias que estarão presentes ao navegar na aplicação, seja ao recuar na app, aceder ao painel flutuante lateral, entre outros menus.

A atualização para o Telegram já está disponível. Pode ser descarregada através da Google Play Store para Android, ou da App Store para iOS, chegando de forma gradual e faseada a ambas as plataformas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.