Como instalar e usar o WhatsApp Beta no Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp Beta é sempre o primeiro a receber as novas funções e caso as queiram experimentar em primeira mão no Android também o podem fazer. A pensar nisso compilamos este guia para que saibam como instalar e usar o WhatsApp Beta.

Através do programa de testes - disponível para qualquer interessado - podem instalar e usar no Android as novidades antes do lançamento oficial. É uma boa forma de estar a par das melhorias e ajudar a empresa a encontrar possíveis bugs ou erros.

Como instalar o WhatsApp Beta

Antes de instalar a versão Beta alertamos para a possível ocorrência de bugs, erros inesperados ou instabilidade na app. Trata-se de uma versão de testes e, como tal, é mais propensa a apresentar falhas que podem ser reportadas aos programadores.

WhatsApp Beta
Página de adesão ao programa de testes do WhatsApp.

O programa está disponível apenas para Android e, em primeiro lugar, é necessário estar registado e autenticado na respetiva conta Google. Fazer o login e autenticação na conta Google é o primeiro ponto para se juntarem ao programa.

Após o login, sigam estes passos:

  1. Garante que tens a mais recente versão estável (oficial) do WhatsApp instalado no Android - disponível na Play Store
  2. Acede à página do programa de testes do WhatsApp - disponível via mobile e Web
  3. Clica no botão "Tornar-se um testador" e aguarda a atualização da página
  4. Será apresentada a mensagem de "Bem-vindo ao programa de testes" - ver figura acima
  5. Receberás uma atualização da aplicação WhatsApp Messenger caso já esteja instalada no Android
  6. Alternativamente podem instalar a app WhatsApp, já com acesso às funções Beta

Feita a inscrição no programa de testes a plataforma avisa o utilizador da sua adesão a esta modalidade:

"WhatsApp Inc. convidou-o para um programa de testes de uma versão não lançada da aplicação WhatsApp Messenger. Como testador, receberá uma atualização que inclui uma versão de testes da aplicação WhatsApp Messenger, que também pode incluir versões não lançadas da respetiva app instantânea.", pode ler-se na mensagem apresentada.

A qualquer momento é possível sair do programa de testes

WhatsApp Beta
A listagem na Google Play Store avisa o utilizador que usa uma versão Beta.

A qualquer momento o utilizador pode voltar à versão pública e estável da aplicação. Caso esteja cansado das instabilidades, ou por qualquer motivo queira sair deste programa, pode fazê-lo com igual simplicidade e sem perder os dados ou conversas.

Para o fazer basta seguir estes passos:

  1. Desinstalar a versão de testes - a app para Android
  2. Instalar a versão pública do WhatsApp através da Google Play Store
  3. Alternativamente, através da página do programa de testes do WhatsApp ao clicar em "Sair do Programa" - em seguida fazer o download e instalação da versão pública.

A plataforma avisa ainda que as alterações podem demorar algum tempo, tanto na chegada da atualização após a inscrição no programa de testes, como na transferência e instalação da versão pública após a saída do programa de testes.

Em síntese, as funções chegam primeiro a esta versão da plataforma de comunicações instantâneas, com as demais funcionalidades a operar de igual forma. É um WhatsApp perfeitamente normal, mas que recebe as melhorias em primeiro lugar.

Por fim, relembramos que na transição entre a versão pública e a versão de testes não há perda de dados ou conversas no WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.