WhatsApp: como apagar a memória e libertar espaço no smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp é uma plataforma incrível para mandar mensagens, clips de áudio, ficheiros, fotografias, autocolantes e figurinhas, ou simplesmente falar nos grupos. Por outro lado, com o acumular destes arquivos é aconselhável libertar espaço no smartphone.

Isto pode ser feito de diversas maneiras para desocupar o armazenamento do telefone, algo que também melhorará o desempenho do smartphone caso já pouco espaço livre reste. Portanto, segue os nossos conselhos com esta dica para WhatsApp.

1. Podes limpar a memória cache do WhatsApp para Android

Libertar memória WhatsApp
Definições e espaço ocupado pela aplicação WhatsApp
  1. Abre as Definições no dispositivo Android
  2. Navega - encontra e seleciona - o menu Aplicações (gestão de aplicações)
  3. Procura pela aplicação WhatsApp - podes usar a lupa na lista de aplicações
  4. Acede aos detalhes na Utilização do Armazenamento
  5. Toca na opção - Limpar cache

A "cache" é uma memória de acesso extremamente rápido, sendo usada para armazenar detalhes e informações da aplicação para agilizar a sua utilização. Serve, portanto, para que o WhatsApp abra mais rápido no teu smartphone.

Ao limpar a cache não perdes nenhum ficheiro, arquivo, foto ou vídeo do WhatsApp. Esta operação pode ser feita periodicamente quando precisamos mesmo de espaço extra no armazenamento interno do smartphone Android.

É uma memória usada para teres acesso mais rápido às aplicações e apaga-la libertará de imediato algum espaço.

2. A limpeza dos dados do WhatsApp libertará mais espaço na memória

WhatsApp limpeza dados
A limpeza dos dados da aplicação libertará memória no armazenamento interno.
  1. Abre as Definições no dispositivo Android
  2. Navega - encontra e seleciona - o menu Aplicações
  3. Procura pela aplicação WhatsApp
  4. Acede aos detalhes na Utilização do Armazenamento
  5. Toca na opção - Limpar dados

A limpeza destes dados libertará consideravelmente mais memória do telefone ou dispositivo móvel, contudo, é uma operação mais invasiva. Ao abrir novamente o WhatsApp terás que inserir as credenciais como se estivesses a configurar um novo telefone.

Vale ainda ressalvar que este procedimento apagará todos os ficheiros e mensagens recebidas nos grupos e chats privados da plataforma. Este passo não apaga as imagens e vídeos do WhatsApp presentes, por exemplo, na Galeria do smartphone.

É um procedimento que te permite recuperar mais memória rápido, mas perderás as mensagens e chats recentes, além de ter que voltar a fazer o procedimento de login na plataforma. É conveniente ter um backup atual das conversas.

3. Apaga as fotos, vídeos e álbuns do WhatsApp

WhatsApp

  1. Abre as Galeria no dispositivo Android
  2. Na vista de grelha localiza as pastas WhatsApp Video e WhatsApp Images
  3. Podes apagar as pastas e todo o seu conteúdo
  4. Alternativamente podes abrir cada pasta e apagar o conteúdo que não interessa

Este mesmo procedimento pode ser feito através de outras etapas, ou usando outras aplicações de terceiros como a Files do Google, a nossa recomendação para gerir o armazenamento e libertar memória do smartphone.

De qualquer modo, é aqui que o WhatsApp ocupa mais espaço no smartphone, à medida que recebes imagens, vídeos e outros conteúdos multimédia, os mesmos preenchem o armazenamento interno.

Posto isto, para liberar espaço na memória interna do Android podes ainda apagar estes ficheiros diretamente na aplicação do WhatsApp. Para tal, a partir de um chat, clica no menu das opções (3 pontos verticais), acede aos "Ficheiros do Grupo", e a partir daí também podes fazer a sua gestão. Adicionalmente, podes clicar na opção "Mais - Limpar conversa".

Antes de ires, descobre as melhores apps de mensagens privadas, com opções que respeitam a tua privacidade. Além disso, vê as melhores soluções de segurança online, com diversas VPN eficazes com bons planos de preços.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.