LG Q6 FullVision
O smartphone é cada vez mais a nossa câmara de eleição – Crédito: LG

Usamos o nosso smartphone mais do que qualquer outro dispositivo. Mesmo durante as férias, o smartphone é o nosso confidente, a nossa câmara fotográfica de eleição, o nosso elo de ligação ao mundo online. Já não passamos sem ele e esta dependência da tecnologia foi agora demonstrada num estudo promovido pela Samsung.

Vê ainda: Sondagem: ninguém está disposto a pagar 1000€ pelo Apple iPhone 8

Já lá vai o tempo em que as pessoas entram em modo offline e vão de férias. Segundo o estudo “Tecnologia sem Férias”, promovido pela Samsung, que analisou a forma como a tecnologia impacta as férias dos portugueses.

   

Férias são sinónimo de selfies, smartphone e sunset’s

Os resultados falam por si com 89% dos inquiridos a escolher o o smartphone como o aparelho tecnológico mais utilizado durante as férias. A câmara fotográfica foi apontada por 8% da amostra, seguido do computador (2%) e tablet (1%). Uma disparidade incrível entre smartphone e bem…tudo o resto!

Samsung Galaxy J5 (2017) Samsung Galaxy J7 (2017) 4gnews Review Análise Smartphone Estudo Tecnologia Férias
Não conseguimos largar o smartphone

Durante as férias, o smartphone é maioritariamente utilizado para ver e tirar fotografias (92%), ver redes sociais (89%) e ver emails (69%). Note-se que usamos cada vez mais o smartphone para capturar os melhores momentos da nossa vida e as redes sociais são o veículo “perfeito” para a expor.

Estudo revela o impacto da tecnologia

Quando questionados sobre que tipo de conteúdos/aplicações os inquiridos utilizam no seu smartphone durante as férias, “mapas” foi a aplicação mais referida (85%).

Foi seguida de guias de viagens (39%) e reserva de hotéis (38%). De salientar que 19% da amostra utilizada neste estudo demonstrou-se já disponível para pagar por estes conteúdos.

O estudo, para além da relação dos portugueses com a tecnologia durante as férias, procurou ainda perceber de que forma a tecnologia influencia a escolha do destino para os dias mais aguardados do ano.

Para além do preço e o descanso, 56% dos inquiridos admite que a escolha do destino é muito/algo influenciada por publicações visualizadas em redes sociais, valor mais elevado na faixa etária entre os 19 e 34 anos.

Estudo revela que fazemos upload de quase tudo  graças ao smartphone

Este estudo da Samsung, apelidado de “Tecnologia sem férias” revela ainda que estamos perante a upload generation, constantemente conectada, que vive experiências influenciada pelo conteúdo que pode partilhar.

22% dos inquiridos mencionou que tem como motivação na escolha do destino de férias o facto de o local permitir tirar boas fotografias para serem partilhadas nas redes sociais. Quase 90% dos inquiridos afirma que as fotografias partilhadas nas redes sociais são feitas através do smartphone.

17 é o número médio de fotografias tiradas por semana com o smartphone e mais de metade da amostra admitiu que, no momento de tirar fotografias, prefere tirar várias, de forma a selecionar posteriormente a melhor. Enquanto 51% dos inquiridos espera para ter ligação à internet, 31% publica a fotografia logo no momento em que é tirada.

Samsung Galaxy S8 Estudo Tecnologia, Smartphone
Samsung Galaxy S8

Em termos de frequência de utilização de redes sociais: 94% dos inquiridos afirmam aceder ao Facebook todos ou quase os dias e 76% acedem todos ou quase os dias ao Instagram.

Tecnologia – Instagram e Facebook, sempre presentes graças ao Smartphone

De acordo com Cláudia Rodrigues, diretora de comunicação da Samsung Portugal “Nos últimos anos foram registadas mudanças claras na maneira como os dispositivos tecnológicos estão a ser utilizados e como essa utilização altera o comportamento do consumidor, até em períodos de férias”.

“Existe uma mudança de paradigma, principalmente junto dos mais jovens, nos factores que se consideram para a escolha de um destino de férias. O facto de os locais serem ou não propícios a boas fotografias para a partilha nas redes sociais é já um fator de decisão na escolha do destino.”, acrescenta.

“Esta conclusão vem romper com o padrão em que o preço dos locais e o tipo de atividades associadas eram os únicos fatores a ter peso nesta escolha. Para além disso, é ainda interessante verificar que quase 20% dos inquiridos mostra disponibilidade para pagar por aplicações que considera úteis para as férias.” refere ainda Cláudia Rodrigues.

As conclusões deste estudo da Samsung

  • 89% dos inquiridos aponta o smartphone como o aparelho tecnológico que mais utiliza durante as férias
  • 56% admite que a escolha do destino é muito/algo influenciada por publicações em redes sociais
  • Upload Generation (Geração Upload): 22% dos inquiridos mencionou que tem como motivação na escolha do destino de férias o facto de o local permitir tirar boas fotografias para serem partilhadas nas redes sociais.
  • Quase 90% dos inquiridos partilha fotografias diretamente do smartphone;

O estudo foi promovido pela Samsung e desenvolvido pela Netsonda, entre o dia 18 a 25 julho, a 800 inquiridos, através de entrevistas online. Da amostra, 55% dos inquiridos pertencem ao género feminino e 45% ao género masculino.

A idade da amostra é compreendida entre os 15 e os 55 anos, com uma distribuição geográfica de norte a sul de Portugal continental.

O objetivo do estudo passou por perceber, de uma forma geral, a forma como os portugueses utilizam a tecnologia durante as férias e, em particular, a importância atribuída à fotografia e às redes sociais.

Para mais informações este tema, a Google, Apple  e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Como interpretas estas conclusões do estudo? Estaremos assim tão dependentes da tecnologia e do nosso smartphone?

Outros assuntos relevantes:

Sexting – Estudo mostra o crescimento e impacto do sexo via smartphone

Lamento mas este dificilmente será o design do novo Xiaomi Mi Mix 2

Apple iPhone 8: Vídeo mostra como será a interação com o botão Home

Vianetsonda
FonteSamsung PR
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).