Teclado da Google recebe excelentes novas modificações

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

O teclado é sem dúvida um dos componentes de software mais importantes num smartphone. Neste campo muitas empresas se têm chegado à frente na tentativa de fornecer o melhor dos melhores para nos ajudar a escrever no quotidiano e a facilitar a escrita; quer seja em Android ou iOS.

Em Android quando se tem de destacar os melhores teclados ou fazer algum Top 5, há sempre dois nomes que vêm ao de cima e que são consensuais: o SwiftKey (recentemente adquirido pela Microsoft e acarretando tudo o que de bom e mau isso significa) e o Google Keyboard. Ambos dispensam apresentações, ambos são excelentes e ambos têm por trás uma gigante da tecnologia.

Vê ainda: Google Trips poderá ser a tua nova app de viagens

Porém, é do Google Keyboard que vos falo hoje, pois a próxima actualização do teclado da Google vem carregada de novidades e de boas notícias.

É de salientar que esta actualização ao Google Keyboard introduziu sobretudo alterações pedidas pelos utilizadores, o que é sempre bom de ver: pois o povo é quem mais ordena. E já há algum tempo que não se viam alterações de grande profundidade nesta ferramenta da Google.

Nesta versão 5.0 são de destacar as seguintes novidades:

  • Maior facilidade de acesso ao teclado numérico.
  • Possibilidade de apagar palavras sugeridas de forma a não serem sugeridas de novo, bastando para isso fazer um long press na palavra sugerida e arrastar a mesma para o caixote do lixo.
  • Deslizar o dedo ao longo da barra de espaços (para a esquerda e direita) de forma a ter um controlo mais preciso sobre o cursor de escrita.
  • Deslizar o dedo para a esquerda a partir da tecla de apagar de forma a eliminar palavras em bloco. Por exemplo, deslizando da tecla de apagar até ao M irá selecionar-se uma palavra e ao levantar o dedo a palavra apaga-se; deslizando até ao N o mesmo acontecerá, mas a duas palavras; deslizando até ao B para três palavras e assim sucessivamente.
  • Introdução de um modo para escrita com uma só mão, tanto para canhotos como para destros.
  • Possibilidade de alternar o tamanho do layout do teclado entre 5 escalas diferentes.
  • Possibilidade de utilizar um subtil contorno nas teclas de forma a permitir uma melhor visualização individual das teclas, funcionalidade que vinha há muito sendo pedida.

Confere os screenshots abaixo para veres algumas destas alterações em acção:

  1. Teclado para escrita com uma só mão; teclado numérico e arrastar sugestões para apagar.

2. Diferentes tamanhos disponíveis para o layout.

3. Contorno subtil à volta das teclas.

Estas são, sem dúvida, pequenas transformações que serão muito bem-vindas para quem já utiliza o Google Keyboard, tal como eu. Mas serão suficientes para fazer com que mais utilizadores se convertam a ele? Deixa a tua opinião nos comentários.

Se ainda não recebeste a actualização podes sempre passar no APKMirror e descarregar a versão mais recente para o teu equipamento:

Download do Google Keyboard (via APKMirror)

Talvez queiras ver:

  • WhatsApp para Windows e Mac poderá estar mais próximo que o pensado
  • Qualcomm apresenta motor para melhorar inteligência nos smartphones
  • Motorola começa a publicitar um novo smartphone (provavelmente, novo Moto G)