"O que é nacional é bom".
Toda a gente tem orgulho no seu país e certamente gosta de usar produtos de marca nacional. Eu gosto! E gosto de apoiar a indústria nacional.
Para nossa tristeza, ultimamente, temos visto as marcas nacionais a meter a pata na poça no que toca a lançamento de produtos tecnológicos. Após a Iki Mobile ter lançado areia para os olhos dos consumidores ao apresentar os seus novos terminais. Agora foi a vez de outra empresa portuguesa defraudar os consumidores.
Vê também: Rumor: iPhone 8 poderá ser lançado com um leitor de retina
Trata-se da Tbee Tv-Box apresentada na CES, em Las Vegas, no início de 2017. Tudo levava a crer que iria ser um produto de sucesso. Até receberam um prémio pela sua inovação e interface limpa. As suas funções eram simples - aceder a aplicações disponíveis na Google Play Store, e reproduzir conteúdo média directamente da box para a televisão. Fantástico!
Ora, ontem foi reportado pelo fundador do projeto KODIPORTUGAL, Daniel Aparício, que esta box Android não é nada mais nada menos que um verdadeiro embuste.
Ao aceder ao menu da box, entende-se logo que a interface é quase idêntica à plataforma que todos conhecem, o Kodi. Usado para assistir a conteúdo multimédia através de listas alojadas na internet.
No entanto, ao aceder às definições do aparelho, depara-se que o EPG usado é o mesmo do KODIPORTUGAL.
Numa análise mais detalhada, e indo ao pastebin onde as listas estão alojadas, verifica-se a verdadeira fraude que é esta box. A Tbee usa, sem permissão da KODIPORTUGAL, algumas listas de stream que permitem o acesso a canais de televisão, nomeadamente o seu EPG.
"É de lamentar que, mesmo após termos contacto os responsáveis do equipamento, não tenham sido pro-activos no sentido de fazer valer os devidos créditos e tenham tentado mascarar o uso indevido dos links, muito embora a gravação que fizemos tenha em si todas as provas necessárias para esclarecermos os consumidores. Além disso o link do EPG está configurado diretamente nas box e por isso não o podem alterar remotamente (uma vez que nem um redireccionamento fizeram)."
Afirma o fundador do projeto KODIPORTUGAL.
O que é irónico é que a própria empresa enviou a Tbee Tv-Box para análise pela própria KODIPORTUGAL. É preciso muita lata. Primeiro usam as listas sem autorização. Comercializam a dita Tbee Box a um preço elevado, comparado com outras soluções existentes no mercado. E não dão crédito algum à KODIPORTUGAL pela utilização das suas listas.
Na minha opinião, este nível de espertisse e falta de respeito tem de ser denunciado. É incorrecto e imoral vangloriarem-se de algo que não foi feito por eles. Se és fã do trabalho da KODIPORTUGAL, podes continuar a desfrutar do trabalho por eles desenvolvido. Basta alterares o EPG para: http://guia.kodiportugal.com.
Quanto a esta situação desagradável vamos esperar para ver o desfeche final. No entanto, temos o direito de informar os consumidores para não compactuarem com este tipo de acção.
Outros assuntos relevantes: