Stream falso de novo filme de James Bond contém malware

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ficheiros streaming com o novo filme No Time To Die de James Bond têm malware que infecta os dispositivos e acede a dados confidenciais do utilizador.

O alerta é dado pelo empresa de cibersegurança Kaspersky que analisou vários desses ficheiros.

Kaspersky avisa de que malware inclui cavalos de Troia especialmente perigosos

James Bond tem uma legião de fãs que está sempre ansiosa por visualizar os novos filmes da saga e, por essa razão, rapidamente surgem nos meandros da Internet as primeiras imagens e ficheiros stream que prometem revelar tudo.

O novo filme No Time To Die não foge à regra e, aparentemente, foi disponibilizado em streaming em alguns sites. A Kaspersky foi à procura desses ficheiros e submeteu-os a uma análise de segurança. Resultado: tratam-se de ficheiros malware que contêm cavalos de Troia especialmente perigosos.

Malware esse desenvolvido para recolher dados confidenciais do utilizador (inseridos no seu login) e para criar backdoors nos computadores. A equipa de investigação encontrou ainda adware e ransomware, dissimulados no streming do filme.

Sites de phishing com ficheiros stream de No Time To Die

A empresa de cibersegurança foi ainda mais longe e apurou que vários sites de phishing incluem ficheiros stream do novo título James Bond. Neste caso específico, depois de visualizarem os primeiros minutos do filme, é solicitado aos utilizadores um registo e informações do cartão de crédito para continuarem a ver o filme.

A Kaspersky descobriu que mesmo fazendo o registo, os utilizadores não conseguiam ver o resto do filme. Mas a pior consequência é que esses sites ficam com informações cruciais do cartão de crédito do utilizador que podem usar em fraudes futuras.

Por essa razão, a empresa chama a atenção para as terminações dos ficheiros. A saber: um ficheiro de vídeo nunca deve ter uma extensão .msi ou .exe.

Recorde-se de que depois de alguns adiamentos, o novo filme No Time To Die chegou ontem, dia 30 de setembro, aos cinemas portugueses. Deixamos-te o trailler oficial do filme que deve ser o último de Daniel Craig como "Bond... James Bond".

Editores 4gnews recomendam:

  • 6 Séries que não podes perder na Apple TV+
  • Depois de Seinfeld, The Office também chega à Netflix Portugal em outubro
  • Netflix revela lista de filmes e séries a estrear em outubro de 2021
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt