star-wars-the-force-awakens-4gnewsO director JJ Abrams disse que utilizar efeitos práticos no novo Star Wars: The Force Awakens era uma prioridade. Remetendo para os efeitos do primeiro filme, foram criados fantoches, adereços e cenários para dar credibilidade ao fantástico universo.

Não significa que os efeitos especiais tenham ficado de fora. Numa era onde CGI (computer generated images) são o pão de cada dia, Star Wars não foi excepção, ainda por cima sendo ficção científica.

Vê a galeria em baixo com imagens do antes e do depois da aplicação de efeitos especiais no Star Wars. Um vídeo esteve disponível mas infelizmente foi removido pela Disney por direitos de autor. Viva a liberdade de expressão.

   

Existem vários planos onde os efeitos gerados a computador e os efeitos práticos misturam-se quase perfeitamente, criando uma bela ilusão. Na minha opinião é assim que devem ser aplicados efeitos especiais, servem para complementar um filme e não construí-lo.

Caso o vídeo volte a estar disponível este artigo será actualizado pois nada como ver em movimento o engenho e recursos que acontecem atrás das cortinas de um blockbuster como Star Wars.

Talvez queiras ver: