Spotify introduz função mais pedida na app após a ter removido há 2 anos

Rui Bacelar
Comentar

As atualizações disponíveis para as aplicações trazem-nos, por norma, funções adicionais e/ou uma maior estabilidade de utilização para a app. No entanto, por vezes os programadores acabam por trocar as voltas ao público e utilizadores de uma app ou serviço.

Tal é o caso da Spotify, plataforma de streaming de música com origem sueca, estando disponível em app para Android e iOS enquanto principais plataformas móveis. É para estas aplicações que volta agora uma das funções mais pedidas pelos utilizadores.

À procura de uma música dentro de uma playlist no Spotify?

Há cerca de dois anos o Spotify removeu da sua app para Android e iOS a possibilidade de fazer um swipe down, o arrastar para baixo para procurar uma música integrante de uma lista de reprodução. Agora, essa mesma função está de volta a pedido dos utilizadores e bastante pressão sobre a entidade responsável.

Com efeito, terão sido os mais de 2700 votos positivos nesta proposta pela comunidade de utilizadores que ajudaram a convencer a empresa. Aí encontramos numerosos testemunhos a demonstrar e defender a utilidade de tal opção, clamando pelo seu regresso.

Spotify

Os motivos subjacentes à introdução desta novidade - ou melhor, o regresso de algo que estivera outrora disponível - não são do conhecimento público. No entanto, é algo que agradará certamente aos utilizadores Android e iOS que fizeram ouvir a sua voz.

Seja qual for a justificativa, certo é que esta opção está novamente presente na aplicação para Android, chegando também à plataforma da Apple. Aos interessados, verifiquem se a respetiva app já se encontra atualizada, ou se há um update disponível.

É agora mais fácil encontrar uma música na app para Android e iOS

Trata-se de um atalho conveniente, um simples deslizar para baixo para procurar uma faixa dentro de uma lista de reprodução. É, em si, algo muito simples, mas cuja omissão e desativação foi sentida, clamando-se pelo seu regresso durante os últimos dois anos.

Spotify app Android
A aplicação para Android está idêntica à versão para iOS (Apple).

Este mesmo atalho de navegação também permite explorar mais faixas de um mesmo artista. Desse modo, deixa de ser necessário vasculhar pelo menu se queríamos procurar uma música em particular, ficando este processo mais simples e ágil.

Atualmente o regresso desta função encontra-se disponível na versão 8.6.40.929 da app Spotify para Android. Não se sabe, até ao momento, se é uma atualização server side, feita pela empresa sueca, ou através da Google Play Store.

Para iOS a função também está disponível, existindo, aliás, outros gestos de navegação na app para iOS que poderiam ser plasmados no Android. Ainda assim, não deixa de ser mais um atalho conveniente a chegar à aplicação para Android.

Em síntese, há agora uma maior sincronia entre as apps para Android e iOS, visual e funcionalmente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.