Spotify Fusão: como criar uma lista de reprodução conjunta em Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A música tem o poder de nos unir e a pensar nisso a plataforma de streaming Spotify anunciou a 31 de agosto a disponibilização de uma nova função para a sua app e serviço. Chama-se Spotify Fusão e permite criar uma lista de reprodução com outra pessoa.

Escolhe quem será essa pessoa de relevo e segue a nossa dica. Em seguida, mostramos-te como podes tirar partido deste novo Fusion, já disponível na app do Spotify para Android e iOS. Por fim, podes partilhar a ligação para essa lista recém-criada.

Spotify Fusão já está disponível para Android e iOS

Ready to Blend? Get shared personalized playlists with % match scores 🤝 pic.twitter.com/Z2jC4B2Os5

— Spotify (@Spotify) 31 de agosto de 2021

Apresentada a 31 de agosto pela Spotify e internacionalmente conhecida como Blend, a função chega a Portugal com a mais recente atualização das apps para Android e iOS. O que torna única esta função é a criação automática de uma nova lista de reprodução.

Mais ainda, esta lista selecionará as faixas mais ouvidas e / ou mais populares de cada utilizador, criando um "Best off" para os dois desfrutarem. Há, contudo, um pequeno extra que pode dividir opiniões, especialmente entre casais, ou mesmo entre amigos.

Isto é, no Spotify Fusão é apresentado um índice de compatibilidade. A métrica é gerada com base nas correspondências entre os géneros e tipos de músicas mais apreciadas por cada utilizador. É apresentada aquando da criação da nova Playlist.

Experimenta a nova Playlist Spotify Fusion

Spotify Fusão
A apresentação da função Spotify Fusão na app para Android e iOS.
  1. Abre a aplicação Spotify no teu dispositivo Android ou iOS
  2. Acede à opção "Procura" a partir da barra inferior
  3. Escolhe a opção "Feitas para ti"

Aí encontrarás, sob o título "Feita para dupla", a opção de "Cria uma Fusão", ou, caso já tenhas criado uma lista de produção, as Fusões existentes.

Cria uma Fusão no Spotify em 3 passos:

Spotify Fusão

Na eventualidade de ser a primeira vez que usas esta opção, escolhe "Cria uma Fusão" e segue as instruções apresentadas no ecrã do smartphone ou tablet Android e / ou iOS.

A saber:

  1. Toca em Convidar no menu Convida um amigo
  2. Será gera uma ligação de partilha que deves fazer chegar à pessoa em questão
  3. Ao aceitar, sendo utilizador(a) do Spotify, a lista de reprodução será gerada automaticamente

A partir aí ambos verão as músicas favoritas um do outro, podendo reproduzir as mesmas sempre que quiserem. Com efeito, daí em diante a lista de produção "Fusão" estará presente na secção "Feitas para ti".

Por fim, verão também o índice de compatibilidade entre os respetivos gostos musicais, podendo à lista serem gradualmente acrescentadas novas faixas. É, efetivamente, uma forma simples e divertida de reforçar a componente social do Spotify.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.