Spotify expõe falha de segurança que divulgou dados dos utilizadores

Carlos Oliveira
Comentar

A plataforma de streaming de música Spotify é uma das mais populares em todo o mundo e consequentemente um alvo apetecível para hackers. Infelizmente, isso confirma-se novamente, sendo o próprio serviço a dar conta do sucedido.

Numa nota enviada ao procurador-geral do estado da Califórnia, o Spotify reconheceu ter sido vítima de uma falha de segurança. Esta violação resultou na exposição de dados sensíveis dos seus utilizadores.

Segundo o informado, esta falha de segurança existe desde o já longínquo dia 9 de abril. No entanto, esta violação não foi descoberta até 12 de novembro, o que significa que os dados dos seus utilizadores estiveram acessíveis a terceiros durante vários meses.

Spotify

Data de nascimento ou email dos utilizadores entre os dados expostos

No documento enviado às autoridades, a plataforma de origem sueca clarifica quais os dados das vítimas da mais recente violação de segurança. Dados como emails de contacto, data de nascimento, nome, género e password estiveram envolvidos neste infortúnio.

O Spotify anuncia ainda que estes dados ficaram acessíveis a alguns dos seus parceiros, mas sem nunca denunciar quais, nem o números de envolvidos. Em todo o caso, ela descansa os seus utilizadores afirmando que os dados nunca foram acedidos publicamente.

"Conduzimos uma investigação interna e entramos em contacto com todos os nossos parceiros de negócios que podem ter tido acesso às informações da sua conta para garantir que quaisquer informações pessoais que possam ter sido divulgadas inadvertidamente sejam excluídas."

Adam Grossberg, porta-voz do Spotify, descansa o público afirmando que apenas um "pequeno número" de utilizadores foi vítimas desta violação de segurança. Contudo, não temos como quantificar o verdadeiro universo em causa.

Spotify redefiniu palavras chave dos utilizadores lesados

Para descansar os utilizadores, o Spotify comunica que já tomou medidas preventivas. Aos lesados por esta falha de segurança, a plataforma deu ordem de redefinição das suas passwords.

Assim sendo, se recebeste alguma notificação para essa alteração, nada temas. A ordem veio diretamente do Spotify e visa proteger-te e à segurança dos teus dados.

Por fim, alertar aqueles que usam a mesma password do Spotify noutros serviços. Nesse caso, o conselho é que alteres também essas credenciais para prevenir dissabores noutras plataformas.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.