Spotify acaba com o carregamento de músicas na plataforma por artistas independentes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2018, o Spotify iniciou um programa beta onde permitia que artistas independentes carregassem as suas músicas diretamente na plataforma de forma gratuita. Contudo, esse programa vai terminar pois o Spotify afirmou que não faz sentido para a empresa nem para os artistas.

Na declaração oficial, o Spotify esclarece que é mais vantajoso para os artistas fazerem uso dos parceiros de distribuição da empresa, como The Orchard e DistroKid. Até ao final do mês, o programa vai deixar de aceitar músicas e as já existentes serão movidas com a ajuda do Spotify.

Artistas independentes não tinham grandes benefícios com este programa

Para um artista independente que se quer lançar no mundo da música, o programa de carregamento do Spotify só tinha um benefício: reconhecimento. De resto, a sua música seria exclusiva do Spotify e caso o artista quisesse distribuir o seu trabalho em outras plataformas como a Apple Music, teria trabalho extra.

Ao utilizar os parceiros de distribuição, um artista garante que a sua música chega a várias plataformas e a mais ouvintes. Adicionalmente, os artistas tem acesso a estatísticas de reprodução e a possibilidade de submeter playlists.

Spotify for Artists é a melhor opção que a empresa oferece

Através do Spotify for Artists, podes criar um perfil de artista, escolher uma distribuidora e eventualmente até rentabilizar a tua música. É uma plataforma mais versátil que um simples programa beta onde carregavas a música e nada mais.

Tens ainda plataformas alternativas como o TuneCore, que trabalham não só com o Spotify mas também com o iTunes, Google Play Music, Tidal e Amazon Music.

A TuneCore disponibiliza várias ferramentas para os músicas e afirma que o artista retém 100% dos direitos autoriais do seu trabalho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Governo de Donald Trump prepara ataque ao WhatsApp e Telegram
  • Nintendo Switch Mini: imagem mostra possível consola e capa
  • Apple está a trabalhar num modelo diferente do iPhone. Mas não será para todos!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.