SpaceX: Elon Musk quer revolucionar a aterragem dos foguetões

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Elon Musk anunciou que a SpaceX vai tentar uma abordagem diferente ao processo de aterragem dos seus foguetões Super Heavy com recurso à torre de lançamento que estabiliza os veículos durante as preparações para a propulsão.

Neste momento, os foguetões de propulsão da Falcon 9 regressam à Terra graças ao controlo de velocidade exercido pelos seus motores, assentando num conjunto de "pernas" do foguetão. O objetivo de Musk é passar a usar a torre de lançamento para "apanhar" o Super Heavy, abdicando da inclusão dessas pernas.

Foguetões da SpaceX vão ser mais reutilizáveis

A aterragem continuará a recorrer aos motores para controlar a velocidade de descida, mas agora com a ajuda da grelha de aletas de refrigeração que fazem parte do corpo do foguetão para controlar a sua orientação durante o voo, dirigindo-o para a torre de lançamento. Desta forma, o braço da torre poderá prender o foguetão antes que este toque sequer no chão.

Apesar da maior dificuldade deste processo graças às manobras de precisão que envolve, fazê-lo permitirá à SpaceX diminuir os custos e o peso do foguetão, uma vez que deixará de necessitar das pernas para aterrar em segurança.

Segundo Musk a SpaceX poderá desta forma recolocar o foguetão Super Heavy na plataforma de lançamento de forma imediata para que possa voar novamente com outra carga ou módulo em menos de uma hora.

Elon Musk quer ir a Marte nesta década que agora começa

A visão do CEO da empresa é criar veículos de lançamento mais reutilizáveis que o atual sistema Falcon 9. Eventualmente a ideia é ter a Starship (outra nave em desenvolvimento na SpaceX) a voar de forma mais frequente, facilitando viagens ponto-a-ponto na Terra, missões espaciais e até projetos de longo curso até à Lua ou Marte.

Musk nunca escondeu a sua ambição de colonizar o planeta vermelho, e estes pequenos passos são absolutamente necessários para concretizar o seu objetivo. Neste momento, estão já a ser testados protótipos da Starship e elementos cruciais dos foguetões Super Heavy no Texas.

O CEO da SpaceX revelou recentemente que prevê enviar os primeiros seres humanos para Marte em 2024.

Editores 4gnews recomendam:

  • Elon Musk quis vender a Tesla à Apple, mas nem uma reunião conseguiu!
  • Elon Musk quer aterrar em Marte já em 2024
  • Elon Musk continua escalada na montanha de dinheiro e já é o 2º mais rico do mundo!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.