Sony Xperia 1 V: o novo smartphone poderoso da fotografia com preço a condizer

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Sony prometeu e aqui está o novo Xperia 1 V! O smartphone chega direcionado para a fotografia com várias melhorias neste campo e com especificações de topo.

À elegância do seu design arredondado nas extremidades juntam-se componentes premium e um preço igualmente de primeira linha que ultrapassa os 1.300 euros. Vamos conhecê-lo.

Design e ecrã

Next-gen sensor. Next-gen imaging. Introducing Xperia 1 V.Xperia 1 V delivers low-light pictures that you never thought possible on a smartphone. #Sony #Xperia #SonyXperia #NextGenXperia #XperiaReveal #NextXperia #NextGenSensor #NextGenImaging #NextOneIsComing #Xperia1V

— Sony | Xperia (@sonyxperia) 11 de maio de 2023

A Sony acaba de apresentar o novo Xperia 1 V. O modelo chega com um look semelhante aos seus antecessores, mas existem mudanças subtis no aspeto, mas cruciais no manuseamento. Nas extremidades, o terminal tem pequenos sulcos que vão ajudar o utilizador a manusear o equipamento com mais segurança.

O painel traseiro, concebido em Gorilla Glass Victus 2, conta também com um tratamento especial que faz com que pareça a superfície de uma câmara profissional. Tal é designado pela Sony como “design tátil funcional” e confere ao utilizador a sensação de que está a segurar algo semelhante a borracha.

A zona frontal é ocupada pelo ecrã OLED com 6,5 polegadas que fornece resolução 4K, uma taxa de atualização de 120 Hz e ainda uma proporção cinematográfica de 21:9.

O que o Sony Xperia 1 V “esconde” no interior

Por baixo do chassis, o Sony Xperia 1 V conta com o processador Snapdragon 8 Gen 2 emparelhado com 12 GB de memória RAM e de até 256 GB de capacidade no armazenamento interno, expansíveis até 1 TB via entrada para cartões microSD.

O modelo conta também com um sistema de refrigeração melhorado para maior dissipação do calor no seu interior, além de uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 30 watts. De acordo com a Sony, o modelo fornece 20 horas de reprodução de vídeo no ecrã na resolução 4K.

Ponto forte do Sony Xperia 1 V: a câmara

Mas, sem dúvida alguma, que o ponto forte do novo Xperia é a sua configuração de câmara traseira que inclui o recém desenvolvido sensor Exmor T. Tudo porque a estrutura de pixéis deste sensor é diferente da habitual encontrada em smartphones.

Na prática, a Sony dividiu o fotodiodo e o transístor, tendo colocado estes componentes em camadas separadas, mas empilhadas umas sobre as outras. Desta forma, conseguiu “mexer” no tamanho destes dois componentes. Como resultado, os níveis de ruído na imagem foram bastante reduzidos e uma maior entrada da quantidade de luz.

Para os principiantes em fotografia, tal significa que o modelo é capaz de captar imagens com melhor qualidade, mesmo em cenários com pouca luminosidade.

O modelo conta com um sensor primário de 48 megapixéis com estabilização ótica de imagem, um ultra grande angular de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto, também de 12 megapixéis, e com zoom ótico variável de 3,5x a 5,2x.

Preço e disponibilidade do Sony Xperia 1 V

Como não podia deixar de ser, um smartphone de topo da Sony tem um preço premium a condizer. O Xperia 1 V, na Europa, terá um custo de 1.300 euros.

Quanto à sua disponibilidade, a gigante japonesa afirma que o modelo chegará às lojas no final do próximo mês de junho. No entanto, não foram avançadas as regiões em que seria disponibilizado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt