A chegada do verão traz consigo mais atividades ao ar livre e também mais encontros com amigos no exterior. Para animar a festa, nada melhor que partilhar uma playlist animada que coloca toda a gente bem-disposta.
Recentemente, a Sony lançou a coluna compacta e portátil Ult Field 1 que parece ser uma boa candidata a estes momentos no exterior.
Sony Ult Field 1
Dimensões: 206x77x76 mm
Peso: 650 gr
Bluetooth: 5.3
Codecs suportados: SBC, AAC
Autonomia: De até 12 horas
Resistência a pó e água: IP67
Mas será que com um tamanho tão pequeno consegue debitar um som grandioso? Nas últimas semanas, testei a nova coluna portátil da Sony, no exterior e interior, para perceber se esta é uma boa companhia para este verão.
Design compacto e em tudo transportável
Abrimos a caixa da Ult Field 1 e o que salta imediatamente à vista é o seu tamanho pequeno e compacto. Regista medidas singelas, mais especificamente 206x77x76 de dimensões, tudo em milímetros, pois claro.
Tal significa que cabe na maior parte das mochilas e que quando colocada em qualquer superfície também não ocupa muito espaço. Este ponto é importante, no sentido em que esta coluna foi (notoriamente) concebida para ser transportada para qualquer lado. Neste ponto cumpre na totalidade a sua missão.
Na balança regista 650 gramas. Sinceramente, quando colocada na mão parece ser mais leve. Temos noção de todos os gramas quando a seguramos pela alça de transporte.
E, já que falamos nisso, esta alça é efetivamente muito útil. Podemos retirar, de forma rápida e fácil, a coluna de uma mala puxando pela “corda entrelaçada”, assim como podemos apenas levá-la na mão com toda a segurança, devido à sua resistência.
Outro ponto positivo é o facto de a coluna poder ser colocada tanto na posição vertical como horizontal. As duas posições funcionam bem no que respeita à saída de som e esta versatilidade dá muito jeito, especialmente se estamos a trabalhar em casa e temos uma secretária mais ocupada.
Dentro da caixa, está um cabo UBS-C que é fornecido juntamente com a coluna e que pode ser ligado a um PC através do lado USB-A para carregamento. Ou, em alternativa, podemos usar qualquer adaptador de smartphone para a ligar à corrente.
Contas feitas, pelo seu tamanho compacto e portabilidade, a Ult Field 1 cumpre o primeiro requisito de companheira ideal de verão.
Resistente a quase tudo
Atividades no exterior implicam que o dispositivo eletrónico esteja preparado – pelo menos, minimamente – para enfrentar alguns percalços e os potenciais salpicos de água e pó. A Sony também pensou nisso e a Ult Field 1 conta com certificação IP67.
Isto significa que esta pequena coluna tem resistência ao pó, quedas e também à água. Melhor: também suporta salpicos de água salgada, pode por isso ser levada para a praia sem perigo.
A Sony garante que a Ult Field 1 foi submetida a vários testes de impacto exaustivos para garantir que “aguenta” uma utilização intensiva a título diário. A construção robusta ajuda a que concordemos com isso.
Depois de uma utilização diária de vários dias seguidos, a coluna não mostrava um único indício de desgaste ou pista por onde tinha andado. Por essa razão, ganha também aqui um ponto a favor de ser a companheira ideal para este verão.
Som Ult excelente, mas…
Através da ligação Bluetooth 5.3, a Ult Field 1 pode ser emparelhada com qualquer fonte de som compatível. Pelo meu lado, liguei-a ao meu smartphone para que pudesse ouvir música em qualquer lugar… afinal já não saímos de casa sem telemóvel, certo?
Esta coluna conta também com suporte para os codecs SBC e AAC, o que significa que consegue debitar som de qualquer plataforma de streaming.
E agora é o momento de ligar a coluna. O som tem qualidade, mas falta-lhe poder e aumentar o volume não faz com que os graves sejam sentidos no estômago. O áudio é nítido quanto baste, mas não nos deslumbra.
É a altura ideal para ligar acionar o botão Ult. De acordo com a Sony, com este recurso ligado, a experiência sonora é melhor. E efetivamente a sensação é completamente diferente.
O som enche o espaço com os graves a fazerem-se sentir no nosso corpo e a transportar-nos para aquela dimensão em que apenas existimos na música. Com este recurso, esta pequena coluna transforma-se numa gigante.
Há uma razão para tal acontecer. Com um pequeno toque no botão Ult, esta coluna consegue chegar a frequências baixas entre os 100 Hz e os 15.000 Hz e isso faz toda a diferença.
Este boost nos graves funciona muito bem em qualquer género de música, mas claro que ritmos mais assentes em bateria e baixo vão beneficiar mais desta boa e excelente funcionalidade que a Sony concedeu à compacta Ult Field.
Agora vamos a conclusões neste ponto. Sem o recurso Ult ligado, esta coluna Sony não fornece a mesma qualidade de som. Deve, aliás, evitar-se desligar a funcionalidade. Mas caso seja mesmo necessário, o melhor é ser dentro de portas. Fora de portas só com a funcionalidade Ult e, assim sendo, é uma boa companheira para este verão.
Boa autonomia
A Sony anuncia 12 horas de autonomia para a pequena Ult Field 1. Pela minha experiência, o valor anunciado verifica-se na prática. Confesso que nunca a usei mais de três horas seguidas (com Ult ativo, claro), mas nos dias seguintes continuou a dar bons sinais de vida.
Em uma semana, carreguei-a uma vez com carga completa e foi o suficiente. Quanto ao tempo de carregamento, levou aproximadamente uma hora a ficar com a bateria a 100%, o que podemos considerar que foi rápido, tendo em conta que usei o cabo próprio e um carregador de menos de 45 watts.
Regressemos à avaliação sobre melhor companheira deste verão. Com a sua autonomia de 12 horas e um carregamento suficientemente rápido para não nos fazer perder pitada das atividades no exterior, a Ult Field 1 posiciona-se na linha da frente como melhor companhia para os dias quentes.
Notas finais
A Sony Ult Field é uma coluna de som com um design compacto e altamente transportável. Cabe em qualquer mochila e o seu peso não se vai fazer sentir assim tanto. No requisito portabilidade, ganha a pontuação máxima.
Acrescente-se a sua construção robusta e o facto de funcionar tanto na posição horizontal como vertical. Estando posicionada no segmento de colunas portáteis e sendo direcionado para um público-alvo em movimento, conta com todos os atributos necessários, neste campo, para satisfazer os mais exigentes.
Quanto ao som, esta não é uma coluna adequada a audiófilos. Mas também não é a isso que se propõe. Em modo “normal”, falta poder ao som e tem espaço para melhorar. Mas ligado o recurso Ult, os graves ganham uma vida incrível e a pequena compacta assumem dimensões de gigante.
A Sony Ult Field 1 custa 140 €. Dentro do segmento de colunas Bluetooth portáteis posiciona-se na gama média. Quando ligamos o som com Ult, justifica cada cêntimo, mas com a funcionalidade desligada leva a questionarmo-nos sobre este preço. Algumas rivais estão disponíveis por um custo mais acessível e conseguem fornecer a mesma qualidade de áudio.
Mas para os utilizadores que sejam fãs de graves poderosos e tenham uma vida movimentada e com muitas atividades no exterior, a Sony Field 1 é uma boa opção disponível no mercado. Sim, porque a sua portabilidade e resistência a quase tudo fazem desta uma ótima companhia para este verão.
Sony Ult Field 1
Dimensões: 206x77x76 mm
Peso: 650 gr
Bluetooth: 5.3
Codecs suportados: SBC, AAC
Autonomia: De até 12 horas
Resistência a pó e água: IP67