Sonic Mania Plus - da MegaDrive à PlayStation e Xbox, a magia da SEGA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
Sonic Mania Plus Sega MegaDrive 1 PlayStation
Está na hora de olhar com atenção para este título da SEGA. O gangue está de volta

Quando Sonic Mania foi originalmente lançado para as consolas desta geração parecia que a SEGA finalmente decidiu criar jogos da franquia com qualidade. Aqui apostando num fã de longa data, de nome Christian Whitehead.

Os esforços feitos, com a ajuda de uma equipa escolhida a dedo. Ora, a compreensão do que consiste um bom jogo Sonic, fez de Sonic Mania um clássico de todos os tempos. Aliás, possivelmente o melhor de toda a série, sem gozar!

Vê ainda: Rocket League festeja 3.º aniversário com mais um evento especial!

Passado um ano e a nova versão física (ou DLC, se já fores dono), Sonic Mania Plus chegou para aqueles que ainda não experimentaram este excelente jogo.

Se ainda não deu para perceber - sou um autêntico fã desta franquia. Joguei a trilogia original na excelente Mega Drive. Tive oportunidade de experimentar a saga Adventure na Dreamcast.

Sonic Mania Plus, agora para PlayStation e XBox

Porém, com a adolescência, comecei a pôr de parte Sonic, pelo menos até agora... Quando ouvi falar de Mania, foi como regressar aos tempos de criança: feliz, simplesmente. Foi um tiro certeiro, mesmo o que precisava para voltar. Mas, sendo um ”retro gamer”, sentia a necessidade de ter o jogo em versão física, algo onde a SEGA falhou, na minha opinião.

Sonic Mania Plus Sega MegaDrive PlayStation
O título da Sega, disponível para Xbox, PlayStation e muito mais

Quando vi estes anunciarem a versão Plus, por um preço bastante aceitável com DLC adicional, com uma caixa física com capa reversível e um pequeno livro maravilhoso, há poucas dúvidas quanto ao valor de Sonic Mania Plus.

Da MegaDrive até à XBox e PlayStation, a "Sonic Mania"

Vamos falar dos novos personagens: Ray, the Flying Squirrel e Mighty, the Armadillo. Estes tiveram uma aparição em 1997 no jogo SegaSonic the Hedgehog. Tão ridículos quanto possam parecer, eles indubitavelmente trazem algo de “novo”.

Ray pode "deslizar" para cima e para baixo, geralmente para o inimigo mais próximo. Isso pode ser útil para ganhar um pouco mais de altura num salto. Mighty tem a peculiaridade de executar um dropdown que permite destruir algumas passagens que os outros personagens não conseguem, acedendo assim a caminhos alternativos.

O modo Encore, com versões remasterizadas de todas as Zones (e até mesmo de um novo minigame), também foi adicionado a Plus. Depois de uma precária Angel Island Zone (tem cerca de meio minuto de duração).

Sonic Mania, Playstation, Xbox, SEGA, Mega Drive, Sonic Mania Plus
A evolução da mais popular saga da SEGA

Farás parceria com Ray ou Mighty, iniciando a tua aventura. As "novas" Zones possuem novas rotas e um level design alterado. Algumas Zones podem ser melhoradas em relação aos originais, como Press Garden Zone.

Fica a sensação de existirem montes de ideias que ficaram por implementar, mas com uma equipa talentosa, composta por “fan gamers”, é perdoável. Em suma, é uma nova maneira de repetir zonas por si só fantásticas se estiveres enfadado com as originais, ou se estiveres à procura de um desafio.

A evolução da mais popular saga da SEGA - as novidades!

Mas o que fez do modo Encore uma boa experiência foi a forma como as vidas e a mecânica de “switching” funcionam. Em vez de acumular vidas, quando atinges 100 moedas ou obténs 50.000 pontos, só poderás encontrar vidas em caixas de itens. Além disso, no novo minigame de pinball que podes encontrar nos checkpoints.

Mas o twist está aqui: as vidas que coletares não são para o personagem com quem estás a jogar. Por exemplo, podes ter vidas para Sonic, Tails e Knuckles - se um deles morrer simplesmente mudas para o próximo.

Há sempre dois personagens, onde podes alternar entre estes pressionando no Triângulo (jogado na Playstation, tah-dah…). Há também blocos especiais que podem escolher os personagens aleatoriamente. Este modo parece uma verdadeira celebração de tudo o que Sonic Mania tem para oferecer.

Seja para XBox ou PlayStation, um DCL gratuito!

Sonic Mania, Playstation, Xbox, SEGA, Mega Drive, Sonic Mania Plus 1 copiar
Puro brilhantismo, muitos parabéns ao developers!

Mas mesmo o estúdio por detrás do jogo sabe que a versão jogo original não era perfeita. Há algumas pequenas alterações em alguns bosses do jogo. Principalmente na fase final onde lutas contra Metal Sonic, e até mesmo na última luta com Dr. Eggman.

Estes possuem um padrão mais linear, mas acho que foi um ajuste bem conseguido. Independentemente disso, o DLC é 100% gratuito para todos os proprietários de Sonic Mania, SEM MICROTRANSACÇÕES (nice SEGA…)!

Sonic Mania Plus é uma coletânea tremenda de todas as melhores partes de Sonic Mania com algo de valor a acrescentar. Ray e Mighty são excelentes adições com mecânicas simples, mas empolgantes. E, mesmo não gostando deste novo modo, tens sempre o modo original, que por si só justifica (e bem) o preço.

Puro brilhantismo, muitos parabéns ao developers por mostrarem que Sonic sempre teve potencial! Atribuo a classificação final a Sonic Mania Plus de 10 em 10 valores. Esperamos por uma sequela constituída por novas zonas APENAS, e mais conteúdos que a justifiquem…

Assuntos relevantes na 4gnews:

WhatsApp tem uma nova medida para dar mais segurança aos utilizadores

Huawei P10 Plus por 262€ com este promocode! Não deixes escapar!

Xiaomi POCOPHONE poderá ser o próximo smartphone da marca

Artigo de Bruno Santos para a 4gnews

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.