WhatsApp tem uma nova medida para dar mais segurança aos utilizadores

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp é um dos maiores, senão o maior, serviço de comunicação do mundo. A aplicação dominada pela Facebook é uma das mais importantes nos smartphones do dia de hoje.

Contudo, nem tudo é um mar de rosas para o WhatsApp. A aplicação está constantemente debaixo de fogo. Seja para aumentar a privacidade do utilizador ou até a sua segurança.

Vê ainda: Android. Vendas de smartphones da HTC (novamente) em queda …

Na Índia o WhatsApp está a ser pressionado pelo governo para ter uma atitude mais ativa no controlo da informação partilha. Isto acontece depois de 18 jovens se suicidarem por difamação de alegadas notícias falsas.

O problema é grande. Por um lado o WhatsApp não quer meter no nariz em conversas alheias, por outro, existe uma pressão governamental para que o WhatsApp faça algo relativamente às "fake News" e segurança do utilizador.

WhatsApp tem uma nova medida para te manter em segurança

A nova atualização não fará milagres nem erradicará totalmente as "notícias falsas", porém, ajudará a pessoas sem conhecimento terem noção daquilo que estão a clicar. Seja em links que podem potencialmente ser maliciosos ou links para artigos que websites que são simplesmente falsos.

Quando recebes um link na conversação receberás também um aviso que aquele é um "link suspeito" e que devias pensar duas vezes antes de clicar na informação descrita.

Não sabemos quais os critérios de avaliação destes links nem quando é que este update chegará a todos os utilizadores. Alguns que contam com a versão Beta do WhatsApp já tem esta medida de segurança, todavia, é uma medida que chegará ao público mais cedo ou mais tarde.

O Facebook (ou WhatsApp) está com dificuldades em gerenciar o que é ou não é "notícias falsas". Numa sociedade ainda pouco habituada a isto, começa a ser complicado ter uma solução para todos estes problemas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qual a capa de proteção que devemos usar num smartphone?

LG reforça o seu investimento na robótica e na plataforma ThinQ

Xiaomi Mi A2 – Estes serão os seus esquemas de memória e cores

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.