Sondagem: Qual é a aplicação de mensagens que mais usas? WhatsApp, Messenger, SMS?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Com a chegada de aplicações de mensagens a popularidade de falar "pela internet" aumentou. O WhatsApp, Facebook Messenger, Viber e tantasw outras, vieram para substituir as SMS.

Contudo, há quem prefira as antiguinhas SMS em vez das novas tecnologias. Ainda que não seja tão seguro, sabes que as conversas não serão rastreadas para te dar mais publicidade. Ademais, não precisas de internet para receber ou mandar mensagens! Assim sendo precisamos que nos digas. Qual é a aplicação de mensagens que mais usas? Só pode ser uma! Aquela que mais apita no teu smartphone!

WhatsApp tem sido a maior aplicação de troca de mensagens

O WhatsApp foi uma das primeiras aplicações que chegou para revolucionar a forma como comunicamos. Ainda que precise conexão à internet, como tantas outras, facilmente se espalhou mundialmente.

Depois do Facebook ter comprado a aplicação que se tem falado constantemente de publicidades na App, porém, para já continuamos com uma aplicação limpa e sem intrusões. Ademais, todas as conversas no WhatsApp são encriptadas ponta-a-ponta. O que faz da aplicação (teoricamente) mais segura.

Facebook Messenger está a crescer

O Messenger é uma das aplicações que também está em crescimento. Quase todas as pessoas tem um perfil de Facebook. Esta aplicação dá-nos uma maior vantagem do que as outras. Não precisas de dar o teu número de telefone para que te encontrem e falem contigo. Algo um pouco mais privado se não gostas de espalhar o teu número pelo mundo.

Contudo, as mensagens não são encriptadas a não ser que cries uma "conversa privada". Uma solução que está bem escondida nas definições da aplicação.

Instagram e Snapchat o futuro?

Escusado será dizer que estas formas de comunicação são usadas pelos mais jovens. A maior parte dos "adultos graúdos" não sabe o que é o Snapchat quanto mais mandar mensagens pela aplicação.

O Instagram, por sua vez, está em crescimento com o aumento de popularidade. "Manda mensagem no insta" é cada vez mais recorrente entre os jovens.

As RCS são o futuro das SMS

Dedicamos um artigo completo ao futuro das SMS chamado "RCS". Um artigo que vais gostar de ler. Porém, só a Vodafone em Portugal é que nos dá este serviço. Uma pena, até porque as RCS serão aquilo que melhor competirá com o iMessage da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.