Smartphones Nokia terão bootloaders desbloqueados no Android Oreo

Filipe Alves
Nokia 8 Android Oreo
Nokia atualizará toda a frota para o Android Oreo

A Nokia referiu na passada sexta-feira que todos os seus smartphones contarão com atualização para o Android Oreo e Android P. Com uma promessa tão forte quanto esta, seria de esperar que as boas novidades não ficassem por aqui.

Os novos smartphones Nokia chegaram ao mercado de uma forma forte. O Nokia 5, 6 e 8 estão a ter um sucesso bem interessante, contudo, o Nokia 3 é aquele que mais dá nas vistas pelo seu baixo preço e boa construção.

Vê ainda: Huawei Mate 10 – Possíveis preços e variantes são revelados

Numa conversa via Twitter com o website NokiaPowerUser, o executivo da Nokia Mikko Jaakkola, referiu que os modelos Nokia contarão com os bootloaders desbloqueados, ou seja, os terminais da empresa finlandesa terão mais oportunidades que nunca.

Desbloquear o bootloader é um dos primeiros passos para modificação séria do smartphone. Os amantes de ROM's e tweaks não oficiais, precisam de ter um bootloader desbloqueado de forma a instalar correctamente o novo Sistema Operativo.

Todos os Nokia terão bootloaders desbloqueados e atualização para o Android Oreo e Android P!

Normalmente este tipo de funcionalidade é travada pela fabricante de forma a não incentivar o utilizador a instalar programas que fujam da ideologia do smartphone e do seu interface.

Muitas marcas referem que não o fazem para segurança do utilizador, mas todos sabemos que as empresas querem simplesmente prender a algo que nem sempre é o melhor.

Sendo que os terminais Nokia oferecem um Sistema Operativo super limpo e idêntico a stock Android é uma jogada bem pensada pela marca, valorizando o utilizador e a liberdade do sistema Operativo Android.

Visto que a confirmação do Android Oreo e Android P foi revelada pela empresa, esta medida de desbloqueio do bootloader será mais válida quando não houver suporte oficial e o utilizador depender de customs ROM's para atualizações constantes do Sistema Operativo.

Mesmo assim, não deixa de ser uma jogada por parte da HMD Global que merece o nosso aplauso! #LiberdadeAoAndroid!

Outros assuntos relevantes:

Google App com novas funções para facilitar a pesquisa no Smartphone

5 Apps da Google Play Store para começar a semana em grande

Mozilla Firefox ganhou mais ferramentas para a sua versão Web e Mobile

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.