Smartphones Nokia terão bootloaders desbloqueados no Android Oreo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A NokiaMikko Jaakkola, referiu que os modelos Nokia contarão com os bootloaders desbloqueados, ou seja, os terminais da empresa finlandesa terão mais oportunidades que nunca.

Desbloquear o bootloader é um dos primeiros passos para modificação séria do smartphone. Os amantes de ROM's e tweaks não oficiais, precisam de ter um bootloader desbloqueado de forma a instalar correctamente o novo Sistema Operativo.

Todos os Nokia terão bootloaders desbloqueados e atualização para o Android Oreo e Android P!

Normalmente este tipo de funcionalidade é travada pela fabricante de forma a não incentivar o utilizador a instalar programas que fujam da ideologia do smartphone e do seu interface.

Muitas marcas referem que não o fazem para segurança do utilizador, mas todos sabemos que as empresas querem simplesmente prender a algo que nem sempre é o melhor.

Sendo que os terminais Nokia oferecem um Sistema Operativo super limpo e idêntico a stock Android é uma jogada bem pensada pela marca, valorizando o utilizador e a liberdade do sistema Operativo Android.

Visto que a confirmação do Android Oreo e Android P foi revelada pela empresa, esta medida de desbloqueio do bootloader será mais válida quando não houver suporte oficial e o utilizador depender de customs ROM's para atualizações constantes do Sistema Operativo.

Mesmo assim, não deixa de ser uma jogada por parte da HMD Global que merece o nosso aplauso! #LiberdadeAoAndroid!

Outros assuntos relevantes:

Google App com novas funções para facilitar a pesquisa no Smartphone

5 Apps da Google Play Store para começar a semana em grande

Mozilla Firefox ganhou mais ferramentas para a sua versão Web e Mobile

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.