O smartphone tridobrável da Huawei foi dos equipamentos mais inovadores e intrigantes lançados em 2024. Vimo-lo ao vivo numa loja da Huawei na China, embora sem poder tocar. Mas globalmente ainda é uma miragem.
Agora começam a surgir as primeiras indicações de que o smartphone pode ser ser lançado globalmente. A prova disso foi revelada pelo site 91mobiles, que demonstrou que o smartphone recebeu a importante certificação da TDRA.
Nesta certificação, o aparelho aparece lista com o número de modelo GRL-LX9 e com o seu nome de marketing Huawei Mate XT. Recordamos que já tinha anteriormente sido veiculado que o smartphone poderia ser apresentado durante o primeiro trimestre de 2025.
Será no Mobile World Congress?
Com a Mobile World Congress de 2025 a acontecer no início do mês de março, a Huawei pode aproveitar para puxar holofotes para si com um lançamento global do equipamento durante a feira. Mas por enquanto não passa de especulação.
Certo é que o Huawei Mate XT é um dos smartphones que mais queremos testar. Fechado tem um ecrã de 6,4 polegadas, que pode abrir para ter um painel de 7,9 polegadas ou 10,2 polegadas, dependendo do que o utilizador pretende.
Vem com um processador Kirin 9010, com uma câmara principal de 50 MP apoiada por uma ultra angular de 12 MP e periscópica telefoto de 12 MP com zoom de 5,5 vezes. Ademais, tem uma bateria de 5600 mAh com carregamento rápido de 66 W com fios e 50 W sem fios.
Na China, o Huawei Mate XT tem um preço inicial de 2700 euros, pelo que globalmente não será um smartphone para todas as carteiras. Se procuras um smartphone inovador vendido globalmente, o Honor Magic V3 é a resposta.